A Escola Básica e Secundária (EBS) Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, foi a primeira escola secundária com ensino profissional do país a receber o Selo de Conformidade EQAVET – Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.

Segundo nota de imprensa recebida pelo labor, a atribuição do selo de garantia EQAVET é o resultado de um processo de melhoria que envolveu uma gestão dinâmica, diretores de curso e professores competentes, alunos empenhados, pais envolvidos na vida da escola e parceiros empresariais colaborantes no processo de formação.  Recorde-se que na EBS Dr. Serafim Leite funcionaram, até agora e desde que este sistema de ensino foi implementado, XCursos do Ensino Profissional, de onde têm saído centenas de jovens profissionais, a grande maioria deles já inserida no mercado de trabalho.

Esta distinção significa, como acrescenta o comunicado enviado pelo gabinete de comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que a escola atingiu os objetivos traçados pelos vários parâmetros analisados, nomeadamente a visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão, envolvimento dos “stakeholders” internos e externos e a melhoria contínua do Ensino e Formação Profissional.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes “stakeholders” (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...