A Lei das Beatas ainda não surtiu efeito para já!

0
50

Como o homem é um animal de hábitos, precisa de tempo para mudá-los. Se fumas e tens por costume atirar as beatas para o chão, a nova lei das beatas dá-te um ano (nem mais um dia) para alterar este maléfico comportamento e começares a deixar sempre as pontas dos cigarros no cinzeiro mais próximo ou no cinzeiro de bolso.

Caso contrário arriscas-te a pagar uma multa. A nova lei é clara. Publicada no início de setembro (dia 3) de 2019, em Diário da República, aprova medidas para recolha e tratamento dos resíduos de tabaco e pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar beatas para a via pública, reduzir o impacto destes resíduos no meio ambiente.

Neste contexto, o novo enquadramento legal determina que o “libertar em espaço público” passa a estar proibido para todas as pontas de cigarros, charutos ou afins de tabaco, que passam a ser equiparadas a resíduos sólidos urbanos.

Quanto aos estabelecimentos comerciais, designadamente, de restauração e bebidas, e todos os edifícios onde é proibido fumar devem dispor de cinzeiros e de equipamentos próprios para a deposição dos resíduos indiferenciadas e selectivos produzidos pelos seus clientes.

Mais, os estabelecimentos, ficam também encarregues de proceder à limpeza dos resíduos produzidos nas áreas de ocupação comercial e numa zona de afluência num raio de cinco metros.

Vem isto a propósito, não sendo contra os fumadores lembro que não “vale tudo” e que a via pública é de todos, logo tem de ser bem tratada por todos, e é por a via pública ser de todos que decidi “espalhar a palavra” através da crónica para combater a “falta de civismo”.

O objetivo não é para deixar de fumar (se der para ajudar tanto melhor), mas terem mais atenção.

Sempre me causou alguma indignação esta situação. Vejamos o que acontece nas noites de farra, mormente aos fins-de-semana, junto aos bares, locais de comer e beber e de diversão, as pontas de cigarros e vasilhame de cerveja, em plena via pública  como se pode verificar pela foto, na rua 11 de outubro em S. João da Madeira. A nova leia das beatas ainda não surtiu efeito. Pra já!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui