Depois das “Fashion´s Week” de Paris, Milão e Londres, o Portugal Fashion regressou, na passada semana, ao Porto para emprestar à cidade a criatividade, irreverência e cosmopolitismo da moda.

Esta foi já a 45ª edição nacional do evento, um número redondo que justificou um programa de desfiles ambicioso, renovado e muito heterogéneo. Tendo como centro nevrálgico a Alfândega do Porto, as coleções primavera/verão 2020 incluíram 31 desfiles e apresentações, nos quais participaram seis escolas de moda, 14 jovens designers (nacionais e internacionais), oito marcas de calçado e cinco marcas de “kidwears”.

A grande novidade desta edição foi, de facto, a abertura da passarela a criadores internacionais, tendo sido destinado aos novos talentos, no espaço Bloom, destinado aos novos talentos, um desfile com os sete finalistas da Milano Moda Graduate SS20, uma iniciativa da Camera Nazionale della Moda Italiana.

Ao longo de quatro dias, o line-up dos desfiles contou com criadores como Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Diogo Miranda, Estelita Mendonça, Luís Buchinho, Maria Gambina, Marques´Almeida, Katty Xiomara, Sophia Kah, Susana Bettencourt e Nicolas Lecourt Mansion. Com um cunho de diversidade, as propostas apresentadas vão dar muita ousadia, irreverência e modernidade às estações mais quentes do próximo ano.

Miguel Vieira destacou-se

O criador Miguel Vieira, com uma alfaiataria clássica suavizada com um toque de modernidade à mistura, inspirada na arquitetura de Mies van der Rohe, revela linhas simples, funcionais, realçando detalhes trazidos por elementos contemporâneos.

Nesta edição, para além da maioria dos criadores presentes no evento ter escolhido a passarela da Alfândega do Porto, os designers Katty Xiomara e Marques´Almeida optaram por outros espaços portuenses “off location”, como a Tipografia do Couto e a Casa de Serralves, respetivamente.

Importa referir que, para além de todos estes nomes grandes da moda portuguesa, o 45º Portugal Fashion apoiou as presenças da Decénio by Alexandra Moura, de Carlos Gil e de Luís Onofre na 53ª edição da ModaLisboa, ao abrigo da parceria institucional estabelecida entre os dois eventos.

Já no que diz respeito ao setor do calçado e marroquinaria, o desfile coletivo das marcas Eureka, Fly London, Gladz, J. Reinaldo, MLV Portuguese Shoes, Nobrand, Rufel e The Baron´s Cage tiveram o apoio da APICCAPS.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui