Literatura, música e ilustração “fizeram as delícias” dos alunos do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico das escolas de S. João da Madeira para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (outubro). Contas feitas, foram mais de 300 os alunos sanjoanenses que, no âmbito da comemoração deste mês temático e fruto de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e a Rede de Bibliotecas Escolares, assistiram ao espetáculo “A quatro mãos”, poemas e histórias de Luísa Ducla Soares, interpretado por Daniel e Cristina Completo.

O auditório dos Paços da Cultura encheu nas duas sessões, onde as crianças puderam ver ao vivo autores a interpretarem as próprias histórias dos seus audiolivros musicados, ao mesmo tempo que a ilustradora Cristina Completo desenhou ilustrações digitais projetadas no palco.

Além da receção de boas vindas aos alunos do 1º ano, o objetivo desta iniciativa foi também incentivar o prazer da leitura e promoção de conteúdos de carácter educativo, cultural e lúdico.

No final, houve uma sessão de autógrafos, que culminou esta iniciativa financiada pela câmara e que incluiu, também, uma Feira do Livro Usado, que decorreu entre 21 e 26 de outubro.

Receção aos “caloiros” poderá ter continuidade

Quase todos os anos durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares se desenvolvem atividades para as várias faixas etárias, mas “este ano achei boa ideia esta receção aos alunos que chegam às escolas básicas”, disse Graça Neves ao labor, acrescentando que “se houver financiamento da câmara e as professoras bibliotecárias concordarem dar-se-á continuidade a esta iniciativa direcionada para os que chegam de novo para poderem disfrutar de um momento de lazer com finalidades educativas”.

Em jeito de balanço, a coordenadora da Biblioteca Municipal referiu ainda que “pela alegria e pela boa disposição manifestadas pelos meninos depreende-se que o espetáculo agradou”. “As professoras gostaram e os meninos tiveram contacto com as possibilidades que um livro oferece, lazer, aprendizagem e conhecimento”, rematou.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui