“S. João da Madeira, cidade sustentável e amiga” é o tema deste ano letivo

“S. João da Madeira, cidade sustentável e amiga” é o tema para edição 2019/2020 da Assembleia Municipal Jovem (AMJ), que arranca nas escolas da cidade a 31 de outubro. Neste âmbito, a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, tem vindo a realizar sessões de apresentação do projeto em estabelecimentos de ensino que o solicitaram.

Para saberem como participar, os alunos de S. João da Madeira devem informar-se junto do professor responsável por este projeto na sua escola. Podem também consultar as normas de funcionamento no Facebook da AMJ ou no site da Câmara Municipal, através do link http://www.cm-sjm.pt/pt/assembleia-municipal-assembleia-municipal-jovem.

Recorde-se que a AMJ é um programa de promoção da reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e o encontro de soluções comuns.

Lançada em 2018, a iniciativa é da responsabilidade da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, que, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do município, pôs em prática este projeto direcionado a todos os alunos da cidade, do 4º ao 12º ano de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e intervenção social. 

No final de cada edição, os estudantes eleitos para este órgão têm a oportunidade de visitar a Assembleia da República, onde são recebidos por deputados de diversas bancadas parlamentares. Do roteiro destas deslocações tem feito parte também a Presidência do Conselho de Ministros.

A passagem por edifícios marcantes na história da conquista da democracia no nosso país é igualmente incontornável, com os deputados jovens de S. João da Madeira a conhecerem o Museu do Aljube, dedicado ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia, e o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, recentemente criado no Forte de Peniche, antiga prisão política do Estado Novo.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui