No âmbito do projeto Erasmus+ “Girls with Boys are Programming  in Europe” 

Entre os dias 20 e 25 de outubro, quatro alunos e dois professores da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite visitaram a República Checa, no âmbito do Erasmus+ “Girls with Boys are Programming  in Europe”. O principal objetivo deste projeto é não só envolver mais as raparigas na área da informática e da programação, como também aumentar o nível de competências no campo das tecnologias, que ajudam a aumentar as qualificações profissionais. A delegação serafina era composta pelos alunos Marisa Alves, Sofia Paiva, Jorge Correia e Pedro Duarte, acompanhados pelos professores João Paulo Barros e António Ferreira.

“Girls with Boys are Programming  in Europe” foi coordenado por uma escola da República Checa, que contou com vários parceiros de outros países, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite de S. João da Madeira (Portugal), Fjolbrautaskoli Nordurlands Vestra (Islândia), IES Playmar (Espanha) e Istituto d’Istruzione Superiore G. Peano – C. Rosa” (Itália).

Durante os quatro dias em que a comitiva de S. João da Madeira permaneceu na República Checa, foram desenvolvidas diversas atividades como visitas a locais do país e workshops, entre os quais um baseado no Visual Basic que é uma linguagem de programação. Os alunos realizaram um conjunto de exercícios à medida que iam aprendendo a linguagem, como refere nota informativa enviada pelo labor.

Uma das outras cidades que visitaram foi Ostrava. Aqui foi realizado um workshop de Javascript, outra linguagem de programação, numa grande empresa chamada Tieto. Neste workshop os alunos tentaram recriar um jogo chamado Pong, videojogo criado em 1972. E na universidade de Ostrava, assistiram a várias apresentações, uma sobre a universidade, outra sobre impressoras 3D, uma que trabalha com plástico e outra com metal. Além disso, puderam andar numa bicicleta que foi criada numa impressora 3D que trabalha com plástico.

Em Nový Jičín, cidade checa dos chapéus, também com um museu, receberam certificados entregues pelo presidente da câmara. Outros dos locais visitados foram o Walk in the Sky , uma construção no topo de uma montanha que tem uma esplêndida vista das outras montanhas, a localidade de Stamberg onde puderam ver um pasteleiro a fazer as chamadas “orelhas de Stamberg”, as Cavernas de Punkva, em Macocha, um paraíso subterrâneo de formações minerais, a cidade de Olomouc, o relógio astronómico, a Basílica e outros pontos importantes. “E para acabar o dia, não havia melhor do que um serão de bowling, onde pudemos conviver uma última vez com os nossos amigos internacionais. Foi realmente a melhor despedida possível!”, disseram os estudantes.

De salientar que, para além das inúmeras iniciativas promovidas pelo programa, o grupo sanjoanense experimentou a comida da República Checa, conheceu um pouco a cultura do país e também se divertiu com os jovens checos e as famílias que o acolheram. “Foi uma experiência inesquecível, a todos os níveis, tanto na vertente da aprendizagem, como no conhecimento do país e do convívio entre alunos de várias nacionalidades”, remata o texto recebido pelo nosso jornal.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui