Com exibição marcada para hoje, às 21h30, nos Paços da Cultura, “Lupo” conta a história de um realizador em busca de um dos nomes dos primórdios do cinema em Portugal. Pedro Lino assina este filme que gira em torno de Cesarino Lupo (1884-1936), oriundo de uma família da alta burguesia italiana, um apaixonado pelo cinema que acabou por ficar ligado à 7.ª arte no nosso país, embora se saiba pouco sobre si.

Com entrada gratuita, mas sujeita a pré-reserva de bilhete, “Lupo” tem a duração de 80 minutos e destina-se a maiores de 12 anos. Para depois da projeção, está prevista uma tertúlia com a presença do realizador, Pedro Lino, que a convite do Cine S. João falará sobre o filme e a investigação que fez para descobrir mais sobre Cesarino Lupo. O Cine S. João é um projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca e o apoio da associação sanjoanense APROJ – Associação de Promoção da Juventude.

Carlos Fiolhais é o próximo convidado do ciclo de conferências “Pensar Futuro”…

Depois de, entre outros, Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada do PS, e de Viriato Soromenho Marques, conhecido do público pelas suas obras e envolvimento cívico, em especial nas questões ambientais nacionais e internacionais, é a vez de Carlos Fiolhais subir ao palco dos Paços da Cultura no âmbito do “Pensar Futuro”. O professor de Física da Universidade de Coimbra, ensaísta e científico e comunicador de ciência é o próximo convidado deste ciclo de conferências através do qual o Município pretende trazer a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre aqueles que serão os grandes movimentos de mudança e transformação, no tempo que, afinal, é já o nosso. Em 2019, o tema das sessões é “Direitos da Humanidade”.

A conferência de Carlos Fiolhais está agendada para 23 de novembro, às 17h00. O bilhete é gratuito, mas sujeito a pré-reserva.

Entretanto, e conforme o labor conseguiu apurar, encontra-se “em estudo” uma nova vinda do Padre Anselmo Borges a S. João da Madeira, também, no âmbito do “Pensar Futuro”. Contudo, não nos possível confirmar, a tempo do fecho da presente edição, se tal “vai acontecer este ano ou no próximo ano.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui