Com exibição marcada para hoje, às 21h30, nos Paços da Cultura, “Lupo” conta a história de um realizador em busca de um dos nomes dos primórdios do cinema em Portugal. Pedro Lino assina este filme que gira em torno de Cesarino Lupo (1884-1936), oriundo de uma família da alta burguesia italiana, um apaixonado pelo cinema que acabou por ficar ligado à 7.ª arte no nosso país, embora se saiba pouco sobre si.

Com entrada gratuita, mas sujeita a pré-reserva de bilhete, “Lupo” tem a duração de 80 minutos e destina-se a maiores de 12 anos. Para depois da projeção, está prevista uma tertúlia com a presença do realizador, Pedro Lino, que a convite do Cine S. João falará sobre o filme e a investigação que fez para descobrir mais sobre Cesarino Lupo. O Cine S. João é um projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca e o apoio da associação sanjoanense APROJ – Associação de Promoção da Juventude.

Carlos Fiolhais é o próximo convidado do ciclo de conferências “Pensar Futuro”…

Depois de, entre outros, Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada do PS, e de Viriato Soromenho Marques, conhecido do público pelas suas obras e envolvimento cívico, em especial nas questões ambientais nacionais e internacionais, é a vez de Carlos Fiolhais subir ao palco dos Paços da Cultura no âmbito do “Pensar Futuro”. O professor de Física da Universidade de Coimbra, ensaísta e científico e comunicador de ciência é o próximo convidado deste ciclo de conferências através do qual o Município pretende trazer a S. João da Madeira um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre aqueles que serão os grandes movimentos de mudança e transformação, no tempo que, afinal, é já o nosso. Em 2019, o tema das sessões é “Direitos da Humanidade”.

A conferência de Carlos Fiolhais está agendada para 23 de novembro, às 17h00. O bilhete é gratuito, mas sujeito a pré-reserva.

Entretanto, e conforme o labor conseguiu apurar, encontra-se “em estudo” uma nova vinda do Padre Anselmo Borges a S. João da Madeira, também, no âmbito do “Pensar Futuro”. Contudo, não nos possível confirmar, a tempo do fecho da presente edição, se tal “vai acontecer este ano ou no próximo ano.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here