Em competição internacional, na Hungria 

De 9 a 16 de novembro, seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Serafim Leite estiveram na Hungria para participar no Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!”. Trata-se de um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 – agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.

Neste âmbito e nesta deslocação à Hungria, “Portugal conseguiu excelentes resultados”, com os estudantes Tiago Pinto e Maria João Santos, da Serafim Leite, a ganharem o primeiro e o segundo lugares, respetivamente. Aliás, “a nossa equipa ficou em segundo na pontuação de equipas, apenas por algumas décimas”, chama à atenção nota informativa recebida pelo labor.

Depois de um domingo a conhecer as principais atrações turísticas de Budapeste, com destaque para as termas, a comitiva sanjoanense foi na segunda-feira seguinte à escola de Szigethalom, onde, de manhã, foram feitas as apresentações de cada um dos alunos dos países participantes (Portugal, Grécia, Hungria, Lituânia e Itália) e das suas escolas. Note-se que Szigethalom foi a base de trabalho e de competição durante toda a estadia, conforme refere texto enviado à nossa redação.

Já na terça-feira fizeram o teste de Matemática e Lógica e, depois do almoço, foram a um campo medieval aprender um pouco da história da Hungria. No dia seguinte, fizeram uma visita guiada ao castelo de Visegrád, cidade situada a norte de Budapeste, e visitaram a localidade de Szentendre, onde num museu de micro-arte viram micro-obras de arte que só podiam ser vistas através de um microscópio.

Na quinta-feira foram para a escola de Szigethalom, onde fizeram uma prova parecida com um peddy-paper com QR CODES, tentando responder a 15 perguntas de lógica, que estavam espalhadas pelo estabelecimento de ensino. À noite, durante um jantar de gala, e depois de terem brilhado na competição, receberam os respetivos prémios.

Os últimos dias foram preenchidos com mais visitas culturais e turísticas, com direito a um cruzeiro no Danúbio e tudo. “Foram dias inesquecíveis, tanto na componente pedagógica e de convívio, como pela possibilidade que tivemos de conhecer um pouco de um país muito diferente do nosso”, dizem os alunos na nota de imprensa.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui