“O nosso direito à ciência” é o tema da conferência do próximo sábado 

Depois de, entre outros, Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada do PS, e de Viriato Soromenho Marques, conhecido do público pelas suas obras e envolvimento cívico, em especial nas questões ambientais nacionais e internacionais, é a vez de Carlos Fiolhais subir ao palco dos Paços da Cultura no âmbito do “Pensar Futuro”, este ano subordinado ao tema “Direitos da Humanidade”.

O professor de Física da Universidade de Coimbra, ensaísta e científico e comunicador de ciência é o próximo convidado deste ciclo de conferências através do qual, desde o ano passado, o Município tem trazido a S. João da Madeira (SJM) um conjunto de pensadores, de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes latitudes culturais, para refletir sobre o futuro e sobre aqueles que serão os grandes movimentos de mudança e transformação, no tempo que, afinal, é já o nosso. Em SJM, Carlos Fiolhais vai falar sobre “O nosso direito à ciência”. A sua conferência está agendada para 23 de novembro, às 17h00. O bilhete é gratuito, mas sujeito a pré-reserva nos Paços da Cultura.

Carlos Fiolhais é autor de mais de 150 artigos científicos e de mais de 60 livros, entre os quais contam-se “Física Divertida”. “Pipocas com Telemóvel”, “A Ciência e os seus Inimigos”, “Os Jesuítas: Construtores da Globalização” e “Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa” (co-coordenação).

Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e responsável pelo programa de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Dirige o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Entre as seus vários prémios e distinções contam-se o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), o Grande Prémio Ciência Viva (2017) e o Prémio José Mariano Gago da SPA (2018).

Padre Anselmo Borges virá novamente a S. João da Madeira

Entretanto, e conforme o labor conseguiu apurar junto da autarquia, encontra-se “em estudo” uma nova vinda do Padre Anselmo Borges a S. João da Madeira, também, no âmbito do “Pensar Futuro”. No entanto, não foi possível ao nosso jornal saber se tal “vai acontecer ainda este ano ou só no próximo ano”. A ocorrer em 2020 será certamente nos seus primeiros meses. 

“Somos Nós” com a Academia de Música este domingo à tarde

No domingo seguinte, dia 24, pelas 17h00, as portas do auditório dos Paços voltam a abrir-se para a Academia de Música de S. João da Madeira. Cabe a esta instituição encerrar com chave de ouro o projeto “Somos Nós” deste ano. Recorde-se que o “Somos Nós” teve início em 2018 pela mão do atual executivo municipal. A ideia, desde então, tem sido transformar o palco dos Paços no lugar de expressão artística da comunidade, no último domingo de cada mês, dando a oportunidade às associações e instituições locais de apresentar o que de melhor fazem.

Também neste caso, o ingresso é gratuito, mas deve ser reservado previamente nos Paços.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui