Defendeu em visita oficial ao Rotary Club de S. João da Madeira 

 No passado dia 15, houve a habitual visita oficial do governador ao Rotary Club de S. João da Madeira (RCSJM). Este é um ato que se realiza anualmente e tem como principal objetivo conhecer os clubes no seio da sua comunidade e incentivá-los a mais e melhores projetos. O mesmo aconteceu com os jovens do Rotaract sanjoanense, que também foram visitados pela sua representante distrital.

Segundo nota informativa remetida ao labor, o Governador do Distrito 1970 (Centro e Norte de Portugal) do ano rotário 2019/20, José Carvalhido da Ponte, do Rotary Club de Viana do Castelo, passou o dia em S. João da Madeira, onde começou por se reunir com o presidente da câmara, Jorge Sequeira, para se inteirar do estado das relações entre a autarquia e o clube, nomeadamente em projetos de interesse comum. Durante a tarde, José Carvalhido da Ponte visitou a empresa “Choose Your Shoes”, que se dedica ao fabrico de sapatos ortopédicos por medida, empresa integrada num grupo internacional que se vem afirmando no nosso país, no qual planeia aumentar a sua presença, através da ampliação das atuais instalações, na Zona Industrial das Travessas.

Depois de uma reunião de trabalho na sede do RCSJM, seguiu-se o jantar festivo, que reuniu 80 convivas de 26 clubes e ainda uma comitiva de jovens do Rotaract e a sua representante distrital, Renata Leite, e as governadoras dos distritos 2201 (Espanha) Ana Isabel Puerto e 1960 (Centro e Sul, Açores e Madeira) Mara Ribeiro Duarte. Em representação da autarquia, esteve presente a vereadora Irene Guimarães que, na ocasião, destacou o universalismo dos princípios do movimento rotário e o seu profundo caráter humanista.

Atribuição de bolsas de estudo e “Sopa Solidária” entre os principais projetos

Num encontro sempre muito animado, sucederam-se intervenções de balanço, agradecimento e incentivo, nomeadamente as de Cláudia Mendes, representante dos clubes presentes; Peter Alexander Gay, presidente do Rotaract de S. João da Madeira; Renata Leite, representante distrital do Rotaract; Ana Isabel Puerto; e Mara Duarte Ribeiro.

Já o presidente do clube anfitrião, Ricardo Laranjeira, passou em revista os principais projetos do Rotary Club local, com destaque para a atribuição de 11 bolsas de estudo, a Universidade Sénior e a sua “Sopa Solidária”, afirmando a determinação dos rotários sanjoanenses em prosseguir no caminho da resposta às necessidades mais prementes da sua comunidade.

Ainda durante os discursos, sucederam-se momentos de troca de lembranças entre os convidados e o clube, que primaram pela variedade, salientando-se a entrega de obras relacionadas com a história de S. João da Madeira e do próprio RCSJM, e de um belo chapéu sanjoanense ao governador. Já o companheiro Jorge Miguel, artista plástico e membro do clube, ofereceu – conforme refere o texto recebido pelo nosso jornal – ao governador e à sua esposa, Maria Adelaide Ponte, um retrato do casal, de sua autoria, oferta muito apreciada pela qualidade e realismo da pintura.

“É preciso conhecer para amar”

O último orador da noite foi Carvalhido da Ponte. Pondo a tónica na ideia de que “é preciso conhecer para amar”, o governador exemplificou-a com um projeto que vem sendo desenvolvido com a cidade de Cacheu, antiga capital da Guiné Bissau, em parceria com diferentes entidades públicas e privadas, e com o apoio da Rotary Foundation, que permitiu melhorar drasticamente as condições de saúde da população e que se prolongará, agora, com a construção de uma escola.  Chamou à atenção ainda para a necessidade do apoio à Rotary Foundation no seu tenaz combate à poliomielite, combate quase vencido, mas a que ainda falta a vitória final.

“Não basta pensar em não fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós: é preciso saber o que os outros precisam que nós façamos por eles”, defendeu em S. João da Madeira, acrescentando que, para isso, “o Rotary terá que prosseguir numa rota de crescimento e de rejuvenescimento, de ligação aos jovens e às comunidades, porque este é um movimento que procura transformar vidas, sobretudo através de projetos sustentáveis e duradouros”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui