Pela eliminação da violência

À semelhança do que tem feito anualmente, a Academia de São João da Madeira – Sistema EliteDP, em parceria com o Centro de Cultura e Desporto (CCD), assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro) com um workshop de defesa pessoal. A iniciativa teve lugar no Pavilhão das Travessas este último sábado à tarde juntando 28 mulheres, com idades compreendidas entre os 14 e os 40 anos, interessadas em adquirir algumas técnicas e táticas para a sua defesa em diversos contextos. Ou seja, uma vez mais, se registou “uma grande adesão”, indo ao encontro do que tem acontecido nos outros anos e levando o treinador Bruno Pereira a fazer, em declarações ao labor, “um balanço extremamente positivo”.
Segundo o responsável técnico da Academia de São João, o objetivo foi, como tem sido sempre, “sensibilizar as participantes para a escalada de violência no quotidiano da nossa sociedade, nomeadamente para os casos de abuso e assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos, que tem vindo a aumentar”. “Tomar medidas preventivas e saber como canalizar o medo e o pânico inicial numa situação de confronto, adotando medidas defensivas, serão fatores determinantes para minimizar ou evitar grandes males e/ou situações irreversíveis”, acrescentou.

O que são a defesa pessoal e o sistema eliteDP?

Ainda a propósito, Bruno Nogueira esclareceu que a defesa pessoal é uma atividade que permite desenvolver harmoniosamente todas as partes do corpo, aumentar a resistência física e tonificar todos os grupos musculares, sem qualquer ideal de competição, não exigindo mais do que a procura da perícia e da destreza. Trata-se, como disse ao nosso jornal, de uma habilitação de técnicas e táticas sistematizadas, acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, com o intuito de aumentar os níveis de autocontrolo e de confiança, conjugada com a prática de uma atividade física saudável, aumentando os níveis de saúde, segurança e qualidade de vida.
Já questionado sobre o que é o sistema EliteDP, o treinador referiu resumidamente que consiste num programa técnico de base, composto por técnicas de controlo, batimentos, luxações, projeções, pontos vitais, varrimentos e estrangulamentos, que possibilita ao praticante evoluir consoante o seu empenho e motivação, capacitando-o para as diferentes áreas de treino da defesa pessoal. Além disso, torna possível um condicionamento da parte física, na base da manutenção, privilegiando, acima de tudo, a parte mental que é trabalhada em primazia para o alerta permanente.
Em suma, é um sistema aberto, adequado a todos os sexos e idades e onde a pessoa aprende as bases, a partir das quais pode evoluir até às técnicas mais avançadas e complexas consoante a sua vontade, empenho e trabalho.

Aulas experimentais gratuitas

Atualmente, a Academia de São João da Madeira – Sistema EliteDP, localizada no Pavilhão das Travessas, conta com cinco classes de defesa pessoal: Kids A A (quartas e sextas-feiras, das 18h00 às 19h00), Kids B (quartas e sextas, das 19h00 às 20h00), Adultos (quartas e sextas, das 20h00 às 21h00), Classe M – exclusiva para mulheres (quintas, das 19h30 às 20h30) e Special Class – dedicada a seguranças, vigilantes, master e competição (sábados, das 17h30 às 19h00), podendo os interessados experimentar de forma gratuita.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui