No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite 

Entre os dias 18 e 23 de novembro, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi anfitriã de uma delegação de 16 alunos e oito professores de quatro países europeus, participantes no programa ICT Competitions II, cujo objetivo é estimular a qualidade do ensino secundário, com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, neste âmbito, à delegação de Portugal composta por alunos e professores da escola sanjoanense juntaram-se congéneres da Eslovénia, Espanha, Áustria e República Checa.
Além da sessão de acolhimento e conhecimento mútuo, o programa incluiu sessões competitivas, durante as manhãs: edição vetorial de imagem e desenho de um logotipo do ICT para os próximos dois anos e uma “IT LESSON”, em que os participantes deviam resolver três exercícios, no menor tempo possível. Já as tardes foram ocupadas com visitas de trabalho ou atividades de convívio. Entre os locais visitados incluíram-se a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia da Produção de Aveiro-Norte e a empresa Simoldes, em Oliveira de Azeméis, a SANJOTEC e o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, uma visita à Torreira e à Ria de Aveiro, para dar aos alunos da Europa Central a oportunidade de contactarem, pela primeira vez, com o grande Oceano Atlântico e, para terminar, uma visita guiada à cidade do Porto, com passagem por Matosinhos e um cruzeiro no Douro, como descreve nota informativa do gabinete de comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite remetida ao labor.
Ao final da tarde do dia 21, a Serafim Leite organizou um jantar volante nas instalações do seu polivalente, para o qual foram também convidados os pais e familiares dos alunos que estiveram envolvidos no acolhimento aos seus colegas estrangeiros. “De destacar a excelente colaboração de um grupo de assistentes técnicas e operacionais na organização do jantar, que não desmereceu da tradicional qualidade da comida portuguesa”, refere o texto.
Após o jantar, o convívio continuou, animado por dois monitores dos “Amigos das Danças”, que encheram de música e ritmo o espaço, com uma aula de danças latinas e kizomba. No final, os resultados dos concursos: O primeiro prémio foi para uma equipa da Eslovénia e Áustria, o segundo para Portugal e Áustria e o terceiro para Portugal e Espanha. Quanto ao logotipo escolhido para o projeto ICT foi criado por uma equipa de Portugal e Áustria. Seguiu-se a entrega dos diplomas a todos os participantes do ERASMUS+.
“A participação nesta edição do concurso constituiu-se como mais uma oportunidade de desenvolvimento” “técnico” e “pessoal”, remata a nota de informação recebida pelo nosso jornal.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui