Médico dos Hospitais de S. João da Madeira e de Aveiro foi distinguido na gala “Men of The Year Awards 2019”, da revista GQ Portugal

A revista GQ Portugal distinguiu José Manuel In-Uba com o prémio “Herói Nacional”, uma distinção que enobrece ainda mais toda uma obra que o médico dos hospitais de S. João da Madeira e de Aveiro iniciou há 30 anos na sua terra natal, a Guiné-Bissau.
Com a “black carpet” estendida e o Teatro Tivoli BBVA em Lisboa vestido a rigor, esta 7.ª edição da gala “Men of the Year Awards” homenageou as figuras nacionais e internacionais que, ao longo deste ano e das suas carreiras, se destacaram nas mais diversas áreas. O “evento mais cool do ano”, segundo a organização, realizou-se no passado sábado, 30 de novembro, e distinguiu, entre muitos outros grandes nomes da ciência, desporto, música, artes, literatura e moda, o Dr. José Manuel In-Uba, médico nos centros hospitalares de Entre Douro e Vouga (CHEDV) e do Baixo Vouga (CHBV).
No momento da consagração, toda a plateia que lotava o espaço levantou-se, aplaudindo de pé o percurso notável, a determinação e o espírito humanitário do médico guineense, radicado em S. João da Madeira há mais de 30 anos. Já com toda a equipa editorial da GQ no palco, liderada pelo diretor José Santana, o galardão, o último da noite, foi entregue pela apresentadora e atriz Fernanda Serrano.
Na ocasião, José Manuel In-Uba não quis deixar de agradecer à revista GQ pelo prémio que lhe foi atribuído, salientando que com esta distinção acresce também a sua responsabilidade, tanto pessoal como o da sua fundação homónima. Prometeu dar continuidade à missão que iniciou há quase três décadas na sua terra natal, acrescentou que “apesar de estar fisicamente ausente do meu país natal, trago-o sempre no meu coração e no meu pensamento”.
Nascido em Bindoro, na Guiné-Bissau, In-Uba depois de formar-se em medicina, é em S. João da Madeira que vive desde a década de 90, mas parte do seu coração, esse, ficou na sua terra natal. Isto porque José Manuel In-Uba não é apenas médico: é um verdadeiro humanitário. Mais do que isso, é um verdadeiro herói. É o médico que deu a milhares de crianças e adultos a oportunidade de terem uma escola e uma educação. A história podia ficar por aqui. Mas o espírito humanitário de In-Uba parece não conhecer qualquer limite. Criou a sua fundação, e recentemente reuniu a equipa do seu hospital e deslocou-se com ela ao seu país. O motivo? Ajudar nos casos de saúde mais necessitados durante duas semanas. Para José Santana, diretor da revista GQ: “Não é só o Herói Nacional que os GQ Men of the Year distingue este ano – é o Herói Nacional que todos nós devemos aspirar a ser. Um exemplo a seguir”. O In Society falou com José Manuel In-Uba logo após a cerimónia de entrega dos prémios e sentiu a felicidade e a emoção que transbordava no seu rosto.
De referir que, em 2017, Miguel Vieira também já tinha recebido o prémio atribuído por esta conceituada revista na qualidade de “Designer do Ano”. A GQ é uma revista de moda internacional e pertence ao maior grupo mundial da especialidade, a Condé Naste, detentora de títulos como a Vogue, Vanity Fair, Glamour, The New Yorker, entre outras.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui