Académica, 91 – AD Sanjoanense, 86 (Após prolongamento)
Jogo no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.
Árbitros: Rafael Gonçalves e Bernardo Fernandes.
Académica: Krassimir Pereira (15), Miguel Carminé, Malcolm Richardson (37), João Pinto (8), José Vilela, Nuno Brito, João Pragosa, André Mendes (22), Gonçalo Moreira, Rui Saraiva (2), Leonardo Santarino e Enrique Gil (7).
Treinador: Ivo Rego.
AD Sanjoanense: Filipe Ferreira (6), Eduardo Guimarães (20), Miguel Reis (2), Emanuel Sá (19), Gonçalo Lascasas, Diogo Rebelo, Pedro Margalho, Sérgio Felgueiras (13), José Teixeira, Renato Ribeiro (7), Gonçalo Catarino (8) e Torrance Johnson (11).
Treinador: João Tiago.
Treinador assistente: Vítor Barbosa.
Parciais: 16-22; 26-16; 18-21; 21-22; 10-5.
Ao intervalo: 42-38.
Numa época com uma Proliga mais equilibrada e interessante e com um nível qualitativo mais elevado, a Sanjoanense chegava a Coimbra com dois pontos de vantagem sobre o Académica, equipas com um percurso semelhante na prova.
Procurando manter a vantagem pontual, a formação alvinegra entrou bem no encontro e no início superiorizou-se no jogo interior e com uma boa intensidade defensiva garantiu uma vantagem de seis pontos no primeiro período (16-22).
No segundo quarto os estudantes entraram com outra postura e, mais agressivos a defender, criaram dificuldades aos homens de S. João da Madeira na partilha da bola e na escolha dos melhores lançamentos, acabando por virar o rumo do jogo, chegando ao intervalo com quatro pontos de vantagem (42-38).
Na segunda metade, onde esteve em evidência o jogo mais coletivo da Sanjoanense e a qualidade individual de Malcolm Richardson – com 37 pontos apontados para os locais – o equilíbrio foi a nota dominante.
Já perto do final, e quando os alvinegros pareciam estar perto da vitória, um triplo do espanhol Enrique Gil levou o jogo para prolongamento. E na etapa complementar, a maior frescura dos homens da casa e a qualidade de Malcolm Richardson fizeram com que o resultado final sorrisse aos pupilos de Ivo Rego.
No próximo dia 15 de dezembro a Sanjoanense tem mais um jogo importante e que se perspetiva emocionante, recebendo no Pavilhão Paulo Pinto, pelas 17h00, o FC Porto B.
ADS promoveu I Torneio de Natal de Mini 8
O Pavilhão da Escola EB 2/3 de S. João da Madeira acolheu, no passado dia 8 de dezembro, o I Torneio de Natal de Mini 8, promovido pela secção de basquetebol da Associação Desportiva Sanjoanense e que, para além do clube organizador, contou com a participação do ACR Vale de Cambra, UD Oliveirense, GDB Leça, FC Gaia, Guifões SC e Club 5 Basket.
Numa iniciativa em que o convívio se assumia como prioridade, Tiago Bastos, coordenador do minibasquetebol da ADS, expressou a sua satisfação pelo sucesso desta iniciativa, que permitiu ver em ação a qualidade técnica dos atletas de “palmo e meio”, agradecendo ainda a todos os que colaboraram na organização do evento.