“Vamos voar?” é a primeira aventura literária das jovens Diana Melo e Diana Lopes 

“Vamos voar?”, da Flamingo Edições (Chiado Editora), é o primeiro livro que Diana Melo e Diana Lopes criaram juntas. Diana Melo é a autora e Diana Lopes a ilustradora.
Acreditando que os sonhos são para ser realizados, as duas jovens, juntamente com a programadora Anabela Tavares, aliaram o gosto pela escrita e a paixão pela ilustração ao desafio da animação para criar a história da Matilde, uma menina que enquanto está a passar as férias de verão em casa dos avós conhece Emília, um pássaro bebé, e vive com ela uma aventura fantástica enquanto a ensina a voar.
A ideia deste livro infantil lançado no passado sábado no Armazém 4, em S. João da Madeira (SJM), cidade onde a escritora reside, surgiu quando a própria Diana Melo trabalhou na APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, com crianças especiais. Na altura, conforme adiantou ao labor, “aprendi que brincar podia ser tão simples quanto um jogo de sombras e que apenas com as mãos as crianças eram capazes de viver momentos absolutamente fantásticos”.
A mensagem de “Vamos voar?” “passa por isso mesmo: pela simplicidade de construir um mundo apenas com a imaginação e com as sombras que todos aprendemos enquanto crianças”, disse Diana Melo, acrescentando que o livro, para além de apresentar uma história fantasiosa em que a Matilde, personagem principal, brinca sozinha e constrói um pássaro, Emília, com as sombras e ensina-a a voar, tem também a vertente didática onde ensina a criar essa sombra e explora também as cores”.

“Vamos voar?” traz ainda um jogo interativo incluído

Com esta história que eleva a imaginação e inclui conteúdos didáticos, os leitores podem ainda contar com um jogo físico relacionado com as sombras e um jogo interativo que está disponível no Google Play Store e Apple Store através do site www.vamosvoar.pt. Jogo que foi desenvolvido por Anabela Tavares, programadora da Agência Loba.cx, que também se juntou ao projeto.
O livro custa 14 euros e pode ser adquirido nas livrarias online da Flamingo Edições, FNAC, Bertrand e Wook. Também está disponível no Brasil nas seguintes redes: Amazon, Saraiva e Martins Fontes.

Criadoras querem levar livro às escolas

Diana Melo escolheu SJM para lançar a obra “por ser a cidade onde estudei e onde resido”. Quanto à escolha do Armazém 4, é “uma escolha óbvia”, porque “queríamos um espaço informal e adequado para crianças e que o lançamento fosse também ele um palco para brincadeiras e sonhos”, explicou ao nosso semanário.
Em jeito de balanço, a autora descreveu a sessão como “um sucesso que contou com mais de 100 familiares e amigos”. “Para além disso, fomos presenteadas com uma representação do livro feita pela Matilde Vidinha que fez as delícias dos miúdos e graúdos”, completou, adiantando ainda – e isto relativamente a projetos – que “neste momento queremos levar o livro a escolas e instituições e ensinar a magia das sombras.
Diana Melo é licenciada em comunicação e trabalha na agência de comunicação Loba.cx como gestora de projetos e criativa, em Oliveira de Azeméis (OAz). Já Diana Lopes é natural de OAz, licenciada em Design e Artes Gráficas e é designer, também, na Loba.cx.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...