Ana Couto veio a público, uma vez mais, em defesa da causa animal. A munícipe, presença assídua nas reuniões de câmara, disse que o Orçamento do Estado de 2020 “contempla uma verba para a esterilização de animais”. E na sequência desta sua intervenção, Jorge Sequeira avançou que junto ao Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (CIAMTSM), situado na Serra do Pereiro, no concelho de Oliveira de Azeméis (OAz), “vai ser criado um parque de matilhas para aumentar a capacidade de resposta” daquele equipamento que, para além de servir o município de S. João da Madeira, também serve os de Espinho, Santa Maria da Feira, OAz, Vale de Cambra e Arouca.

Esta será “mais uma resposta que teremos”, afirmou o autarca sanjoanense e recém-eleito presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM).

Equipamento está orçado em 18.640 euros, prevendo-se que entre em funcionamento já em março

Em declarações ao labor, já depois da reunião, a AMTSM deu nota que, “em virtude das alterações legais e do crescente abandono de animais, verifica-se o aparecimento de matilhas de cães, fator de preocupação” para a população e para os municípios que a constituem. Daí ser “perfeitamente justificável a decisão de ampliar as infraestruturas atualmente existentes”.

“Desta forma, e face às inúmeras solicitações que a AMTSM/CIAMTSM tem recebido no sentido de recolher matilhas, e procurando ainda, desta forma, colaborar na resolução de um problema que atormenta os municípios, decidiu-se criar um espaço próprio para realojar este tipo de animais e que se designa por “parque de matilhas”, adiantou a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria ao nosso jornal, segundo a qual este novo espaço será, numa 1ª fase, constituído por duas áreas de cerca de 250 m2 cada, sendo parcialmente coberto, vedado em todo o seu perímetro e com alojamentos de simples construção e zonas de ensombramento, assim como comedouros e bebedouros.

O custo deste equipamento está orçado em 18. 640,00 euros, estando previsto entrar em funcionamento em março de 2020.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here