DR

As principais rotundas de S. João da Madeira estão decoradas com motivos natalícios. Pela câmara municipal foi lançado o desafio e logo aceite por escolas, associações e demais coletividades da cidade que não se fizeram rogadas. Com materiais recicláveis e outros, criaram-se figuras de presépio que foram colocadas em pleno destaque e portadoras de uma mensagem de fraternidade. Foi assim que os espaços ajardinados preencheram o miolo das rotundas, tiveram por companhia diversos objetos alusivos ao Natal.

Escolas, associações e as demais coletividades não tiveram mãos a medir para preparar a decoração dos pontos de maior passagem de veículos automóveis e, perante o efeito obtido e com orgulho indisfarçável saltou a imaginação.

Quem vier de outros concelhos e países já pode ver o quão de criatividade, cor e luz há em S. João da Madeira. Daí o concurso de rotundas decoradas de Natal. É dos momentos mais marcantes para os criativos.

Bem-haja aos que participam nesta aventura. No entanto e sem menosprezar as outras rotundas decoradas de motivos natalícios, todas merecem o mesmo apreço, mas pela imaginação, simbolismo e criatividade é que a minha preferência recai na rotunda decorada à imagem de presépio (foto) de onde se extrai sete peças dos tangram (figuras geométricas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) a representar sete turmas da escola básica (EB) do Espadanal. Mais do que um presépio são três principais cenários que compõem um livro, que ilustra uma das mais belas histórias nos seus principais momentos: o Nascimento de Jesus, o anúncio aos pastores e a visita dos Reis Magos.

A rotunda em questão (ver foto) foi deco rada pela Associação de Pais da Escola Básica (EB) do Espadanal, está localizada na Praça 25 de Abril defronte à Casa da Criatividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...