Formação tem início em março na Serafim Leite 

 

Arranca já no início do mês de março, altura em que “a escola terá um recurso humano disponível”, o curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Estabelecimento de ensino de S. João da Madeira já com “tradição no que se refere à Educação de Adultos”.

Destinado a falantes de outras línguas, o PFOL resulta, como explicou Helena Resende ao labor, da aplicação do documento “O Português para Falantes de Outras Línguas”, homologado a 22/04/2008 e que é o resultado de uma parceria entre a DGIDC (Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular), a ANQ (Agência Nacional para a Qualificação)e o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

Cerca de metade dos formandos é oriunda da Síria

O perfil linguístico-comunicativo de saída corresponde ao Nível Elementar A2 num total de 150 horas de formação, sendo que “na Serafim Leite o Nível A1 será ministrado durante o ano letivo 2019-2020, enquanto o A2 terá início em setembro de 2020”, esclareceu ainda ao nosso jornal a adjunta da diretora para o Ensino Secundário e coordenadora dos Cursos de Formação Modular, acrescentando que o objetivo é que “os formandos adquiram os níveis A1 e A2 de Português, necessários, por exemplo, para a aquisição de nacionalidade portuguesa”. A frequência do PFOL, com aproveitamento, também permitirá aos imigrantes o acesso à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração.

Funcionando em regime pós-laboral, previsivelmente durante quatro horas semanais, distribuídas por dois dias, o PFOL tem até ao momento 28 inscritos, nomeadamente um da Estónia, 15 da Síria, um da Suíça, um do Equador, um da Venezuela, três do Sudão, três da Ucrânia, um de Marrocos, um da Rússia e um do México.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui