“A Fada Oriana” e “Os Lusíadas” sobem ao palco da Casa da Criatividade em palco, numa iniciativa da câmara e do Teatro do Bolhão

 No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Município de S. João da Madeira e o Teatro do Bolhão, a Casa da Criatividade recebe este mês duas peças de teatro – “A Fada Oriana” e “Os Lusíadas” – dirigidas a diversas turmas do concelho. Ambas as obras estão integradas no Plano Nacional de Leitura e nos programas curriculares de Português, como adianta a autarquia em nota informativa enviada ao labor. 

“A Fada Oriana” é uma das mais célebres obras infantojuvenis de Sophia de Mello Breyner. Publicada, pela primeira vez, em 1958, é recomendada a alunos do 5.º ano de escolaridade pelo Plano Nacional de Leitura. Na peça dirigida por Joana Providência, quatro atrizes multiplicam-se em dezenas de personagens, que interagem num universo mágico onde a música, a luz e as cores são também protagonistas. Estará em cena esta sexta-feira, dia 17, em duas sessões às 10h30 e 15h00.

Já a 30 de janeiro, às 10h30 e 15h00, a peça “Os Lusíadas” sobe ao palco da Casa da Criatividade, para sessões dirigidas às turmas do 9.º e do 10.º anos de escolaridade das escolas concelhias. Com encenação e dramaturgia de Beatriz Frutuoso e Mafalda Pinto Correia, esta representação revisita a obra épica do escritor Luís Vaz de Camões, convocando o público para a construção de um conhecimento sobre a literatura e a cultura portuguesas, valorizando-as enquanto património de uma comunidade.

Esta é uma iniciativa da edilidade, graças a um protocolo celebrado com o Teatro do Bolhão. Desta forma, cerca de 1600 alunos e respetivos professores terão acesso, de forma gratuita, a teatro de qualidade reconhecida.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here