Envolto numa onda verde e branca e em ambiente de festa e confraternização, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de S. João da Madeira assinou, no passado dia 19 de janeiro, o seu 27.º aniversário. A efeméride reuniu num almoço, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários da cidade – restaurante Fénix -, mais de uma centena de sportinguistas, todos eles sócios e simpatizantes do clube de Alvalade. Para além de Mário Miranda e Cecília Santos, presidentes da Assembleia Geral e da Direção do núcleo da cidade, respetivamente, a iniciativa contou ainda com a presença de várias entidades do universo leonino. Entre os convidados, encontravam-se Hélder Andrade, Comissário da PSP, Maria Brandão, em representação da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Rosário Gestosa, Vereadora de Desporto da Câmara Municipal local, Tiago Sanches, responsável pelo Departamento de Núcleos do Sporting CP, João Manuel Miguel “Paquito”, antiga glória do boxe leonino, e Márcia Ferreira e Susana Oliveira, responsáveis pelo departamento e da equipa técnica de Goalball, modalidade paralímpica do clube de Alvalade.

E foi perante um espaço repleto que Cecília Santos, que assumiu os destinos do núcleo de S. João da Madeira em julho de 2018, manifestou o seu agrado pelo lema que ilustra bem o clube, onde se destaca o esforço, a dedicação, a devoção e glória. Na sua intervenção, a dirigente referiu que a delegação leonina de S. João da Madeira é “um núcleo jovem e dinâmico, que tudo faz para enobrecer os seus valores nesta cidade, cujo brasão coloca em letras maiúsculas a palavra «LABOR», que significa trabalho, lida, labuta ou faina”. Cecília Santos enalteceu ainda a dimensão e a nobreza do clube, sublinhando que o sucesso para se conseguir alcançar um objetivo nasce, sobretudo, do querer, da determinação e da persistência, onde as grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros. Emotiva e com espírito de agregação, acrescentou: “Se o desporto é a imitação da vida, este núcleo é a nossa casa e os seus frequentadores a nossa família. É em família que comemoramos, mas também nos curamos. Partilhamos lágrimas de alegria, damos as mãos nos momentos positivos e escalamos juntos os degraus de cada vitória, sabendo que as derrotas que possamos encontrar não serão senão impulsionadoras da nossa tenacidade e da nossa determinação”. Uma clara alusão ao amor e paixão que move a todos em prol do clube de Alvalade. No entanto, Cecília Santos não quis terminar o seu discurso sem fazer referência aos fundadores e sócios já falecidos, pois, “graças a eles estamos aqui reunidos a comemorar mais um aniversário”, concluiu.

Ao longo do evento, foram vários os momentos protocolares que marcaram esta celebração. João Manuel Miguel, mais conhecido por “Paquito”, antigo pugilista do clube e atleta olímpico de boxe, Márcia Ferreira e Susana Oliveira, técnica e técnica-adjunta de Goalball, uma modalidade paralímpica disputada em equipa por pessoas com deficiência visual, foram distinguidas pelo Núcleo de S. João da Madeira do Sporting CP pelos êxitos alcançados, tanto a nível nacional como internacional, com o emblema do leão ao peito. Tal como Henrique Salgado, que dirigiu os serviços protocolares, referiu, tanto a “velha glória” do boxe português, que conquistou inúmeros títulos nacionais nas décadas de 70 e 80, sendo também o único pugilista português a marcar presença nos Jogos Olímpicos (Moscovo 1980), como as responsáveis pelo departamento e direção técnica de Goalball, Márcia Ferreira e Susana Oliveira, justificam a honra das respetivas distinções.

No que toca ao Goalball de referir que, para além de se tornar na maior potência internacional, o clube leonino é bicampeão europeu e mundial da modalidade. Na cerimónia, em que estiveram também representantes de vários núcleos sportinguistas espalhados pelo país, entre eles o de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Barcelos, Brasfemes (Coimbra), Espinho, Estarreja, Famalicão, Ílhavo, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Penacova, Bragança, S. Bernardo (Aveiro), Seixal (Setúbal) e Solar do Norte (Porto), houve ainda tempo para troca de lembranças e entregas de diplomas de associados com 5, 10, 15 e 20 anos de coletividade.

Equipa campeã europeia de futsal foi a surpresa da festa

Prometido é devido. Tal como estava assinalado no programa das celebrações, onde constava a presença de uma agradável surpresa, esta veio a acontecer já no fim da tarde, com a chegada da equipa de Futsal do Sporting CP, campeão europeu da modalidade. Entretanto, com a presença destes atletas, o Núcleo de S. João da Madeira aproveitou a oportunidade para homenagear também todo o seu corpo técnico, composto pelo treinador Nuno Dias, e os adjuntos Paulo Luís e Raúl Oliveira. Tiago Sanches, do Departamento dos Núcleos do Sporting CP, foi também outro dos homenageados. Por fim, Henrique Salgado, na qualidade de MC, destacou que o clube está envolto numa manta “sagrada” que enobrece o desporto mundial.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui