Temos muito que aprender a viver em sociedade

0
1067

A sociedade humana é um conjunto de pessoas unidas pelas necessidades de se ajudarem umas às outras, com a finalidade de garantir a continuidade da vida e no fundo satisfazer os seus interesses e desejos.

Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano necessita de outras para conseguir alimentação e outros bens tais como abrigo. E no mundo de hoje moderno como é, com a grande maioria das pessoas morando nas cidades, com hábitos fortes que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não há quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.

Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a habitação, os meios de transportes e os cuidados de saúde.

Elas são, sim, também de ordem espiritual e psicológica. Toda a pessoa humana necessita, se necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem as suas crenças, sua fé em alguma coisa que é a base de acreditar nas suas esperanças. Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em

sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito bem de vida (rica) isolar-se em algum lugar, a não ser incomodada, onde tivesse armazenado quantidade de alimentos a perder de vista.

Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo algo que se chama companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessidade de dar e receber afeto. E se continuasse sozinha por muito tempo provavelmente ficaria louca.

Justamente porque vivendo em sociedade é que as pessoas humanas podem satisfazer as suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim.

Assim a sociedade organizada com justiça é aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, é aquela em que todos, desde o momento em que nascem, têm as mesmas oportunidades, aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos. Para que tudo se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer os seus direitos e exijam que sejam respeitados como assim devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here