ÁrvoreO municípe Manuel Pinho deu o alerta sobre uma árvore doente na Rua Manuel Luís da Costa que deve de ser abatida. A câmara municipal irá averiguar qual o estado da árvore, assumiu o presidente Jorge Sequeira.

 

VereadoraAs intervenções de satisfação em relação ao regresso de Paula Gaio às funções de vereadora, depois de uma pausa devido a um problema de saúde, marcaram a reunião de câmara desta terça-feira. A primeira manifestação partiu do municípe Manuel Pinho ao demonstrar que é “uma satisfação não só minha, mas de toda a população voltar a vê-la aqui na reunião”. “As suas melhoras são o nosso desejo”, afirmou em seguida o vereador Paulo Cavaleiro em nome da coligação PSD/CDS-PP.

 

CemitérioO municípe Manuel Pinho demonstrou ainda estar “satisfeito” pela decisão do presidente da câmara, Jorge Sequeira, em abrir os cemitérios também ao domingo à tarde em S. João da Madeira.

 

LetrasDepois de ter alertado que algumas das letras da “Torre da Oliva” estão fundidas na reunião de câmara de 18 de novembro de 2019, o vereador da oposição, Paulo Cavaleiro, voltou a tocar no assunto na reunião de câmara realizada esta terça-feira com o intuito de saber se este problema “já está resolvido”. “O assunto não está resolvido, mas não está descurado”, assegurou o presidente Jorge Sequeira, adiantando que já foram pedidos orçamentos para a reparação destes equipamentos.

 

Rotundas Uma vez que a votação na edição de 2019 do Concurso de Enfeite de Rotundas de Natal terminou no dia 2 de fevereiro e o presidente da câmara, Jorge Sequeira, disse na reunião de câmara da 22 de janeiro que mal tivessem os resultados divulgariam os mesmos, Paulo Cavaleiro, vereador da coligação PSD/CDS-PP, estranhou que os mesmos ainda não tivessem sido revelados até ao dia 4 de fevereiro quando foi realizada nova reunião de câmara. À questão sobre se este assunto está resolvido, Jorge Sequeira respondeu que estão a “aguardar uma avaliação de conformidade da empresa” e só “depois o resultado será divulgado de forma a que não se repita o mesmo”. Relembramos que os resultados da primeira votação foram anulados pelo presidente da câmara depois de ter tomado conhecimento de que a empresa contratada para a prestação do serviço de votação online detetou uma falha técnica que não permitiu apurar 2.205 dos 4.176 votos.

 

PasseiosA existência de “passeios com musgo e erva” em algumas zonas da cidade como na Avenida 1º de Maio e junto à empresa Cortadoria Nacional de Pelo na Zona Industrial das Travessas foi mencionada por Paulo Cavaleiro, vereador da coligação PSD/CDS-PP, que disse não se lembrar de “ver passeios como aqueles”. No entender do presidente da câmara, Jorge Sequeira, “podemos dizer que a cidade tem um bom tratamento dos espaços públicos”, mas também assumiu que “pontualmente poderão surgir algumas situações” no sentido contrário. Por isso, pediu que “indiquem (as situações) para agirmos com a empresa (SUMA)”. Por sua vez, o vice-presidente José Nuno Vieira esclareceu que os serviços da câmara têm feito a fiscalização e têm trabalhado com a empresa SUMA em medidas alternativas ao uso de produtos com glifosato para combater as ervas, mas esses tratamentos não são eficazes em períodos de chuva. Por isso, é “normal que durante um período longo e chuvoso a situação se agrave com ervas nos passeios”, admitiu José Nuno Vieira.

 

ParqueNo seguimento da sua intervenção sobre a existência de passeios cheios de terra, onde já nasceu relva, no Parque Ferreira de Castro na reunião de câmara realizada na semana passada, o vereador da oposição Paulo Cavaleiro passou lá esta terça-feira, dia em que foi realizada nova reunião de câmara, e disse que o cenário “continua igual”. “A questão que mencionou não está esquecida”, mas “a câmara tem um planeamento e age consoante o plano de trabalho”, respondeu o presidente Jorge Sequeira, considerando “inevitável” a acumulação de terra em períodos de chuva intensa tais como os que temos tido. Para Paulo Cavaleiro, depois deste seu alerta, o presidente da câmara “devia ter mexido na planificação”. Independentemente das intervenções levadas a cabo por este executivo (socialista) ou pelo anterior (coligação PSD/CDS-PP), Jorge Sequeira assumiu que o Parque Ferreira de Castro continua a ter um problema relacionado com a drenagem de água.

 

Empréstimo A câmara municipal aprovou por unanimidade a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo no valor de 600 mil euros cuja proposta resultou num empate entre a Caixa Geral de Depósitos e o Santander levará a que seja contratado metade do empréstimo, 300 mil euros, num banco e a outra metade noutro. “Pensamos que é a possível e a mais adequada”, disse o presidente Jorge Sequeira.

 

SubsídioA câmara municipal aprovou unanimemente a atribuição de um subsídio no valor de 20 mil euros para as atividades levadas a cabo pela Banda de Música de S. João da Madeira ao longo deste ano.

 

Prémio Literário João da Silva Correia

“Manhãs do Mundo” já está à venda

DR

 

O livro “Manhãs do Mundo” de Nuno Figueiredo venceu o Prémio Literário João da Silva Correia, custa 14 euros e já está à venda na biblioteca municipal.

O preço d evenda ao público foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara realizada esta terça-feira.

 

 

 

Atualização do tarifário de resíduos sólidos

A câmara municipal aprovou por unanimidade a atualização dos resíduos sólidos urbanos (ver caixa). De acordo com a informação levada à reunião de câmara realizada esta terça-feira, este é “o valor atualizado das tarifas referentes aos resíduos sólidos urbanos corrigidos com o índice de preços ao consumidor do INE referente a 2019, excluindo da variação os encargos com habitação que se fixou em 1,0022”.

 

Tarifário

  Em vigor Atualizado
2019 2020
Consumidor Fixa Variável Fixa Variável
Doméstico 1,2628 0,6308 1,2656 0,6322
Comércio 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Indústria 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Serviços Públicos 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Outros 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Sens fins lucrativos 1,2628 0,6308 1,2656 0,6322
Obras 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Totalizadores 5,2590 0,6308 5,2706 0,6322
Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here