O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET foi concebido para melhorar o Ensino e Formação de Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade. O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares.

De acordo com uma nota de imprensa remetida ao labor pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ), dada a importância estratégica da garantia da qualidade no EFP, foi definido um modelo de alinhamento dos sistemas de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET que permite abranger não apenas as escolas profissionais, como também as restantes tipologias de operadores de EFP com oferta de formação inicial para jovens de nível de 4 do Quadro Nacional de Qualificações. E, precisamente, neste âmbito encontra-se o AEOJ no processo alinhamento com o Quadro EQAVET.

Equipa EQAVET do AEOJ já desenvolveu várias sessões de trabalho

Para a implementação de um processo de melhoria contínua, fundamental à garantia da qualidade do ensino que ministra, este agrupamento sanjoanense corrobora que o mesmo não se pode dissociar do envolvimento permanente dos stakeholders internos e externos em torno do alcance dos objetivos da instituição.

Ao longo deste ano letivo, a equipa de trabalho EQAVET desenvolveu sessões de trabalho com o objetivo de envolver os stakeholders (alunos, encarregados de educação, docentes, ex-alunos e empresários/empreendedores) neste processo. Os intervenientes externos salientaram o facto do percurso profissional ser uma mais-valia para os jovens, dado que adquirem uma componente prática enriquecedora, exigida para o mercado de trabalho. Esta opção é uma vantagem e não impossibilita os estudantes de ingressarem no ensino superior.

A primeira sessão foi dirigida a todos os alunos do ensino profissional e orientada por José Vieira, administrador da Viarco – Indústria de Lápis; Nuno Vitorino, um makerspace, responsável pela Sandbox Projects, instalada na Oliva Creative Factory; Tiago Peixoto, gerente e Técnico de Análise Laboratorial da empresa InLab e Narciso Silva, sócio gerente do Ginásio Metrópole. Todos são jovens empreendedores e trabalhadores de sucesso,os dois últimos, ex-estudantes do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.Cada um dos palestrantes, com histórias de vida bem diferentes, deu a conhecer partes relevantes do seu percurso, salientando as dificuldades e lutas pelas quais passaram, mas também as conquistas e vitórias conseguidas.

A segunda sessão contou com a participação dos encarregados de educação e foi conduzida pelo engenheiro Arlindo Reis (grupo Fromageries Bel Portugal,SA), monitor de formação em contexto de trabalho do curso Técnico de Análise Laboratorial, onde salientou as principais competências esperadas pelo mundo empresarial. Contou, também, com a presença da ex-aluna do curso profissional de Técnico de Fotografia, Beatriz Barros, que frequenta a Licenciatura de Marketing, na Faculdade do Porto.  Esta referiu, ter sido vantajosa a sua frequência do curso profissional, o qual não a impediu de aceder ao ensino superior, tendo adquirido conhecimentos práticos que foram uma mais valia para o seu percurso.

A terceira sessão foi destinada aos docentes da escola sede e teve como palestrante Bruno Seco (licenciado em Educação Física e Desporto e Certificado Internacional de Coaching). Este frisou a importância de um olhar holístico, diferenciador e recetivo à mudança, no processo ensino-aprendizagem.

A realização da quarta sessão de sensibilização será direcionada para os alunos do nono ano, que no final deste ciclo poderão encontrar no ensino profissional uma alternativa com qualidade e vantajosa do ponto de vista pessoal e profissional.

Concluindo, os cursos de formação profissional são uma opção válida para que o aluno tenha um futuro de sucesso!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui