Com a inauguração da primeira exposição de pintura individual em S. João da Madeira

No âmbito da Poesia à Mesa, a sanjoanense Diana Costa, filha dos artistas Victor Costa e Rosa Godinho, vai inaugurar a exposição de pintura “DUOMO” esta sexta-feira, dia 6 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

As obras expostas são “a resposta ao desafio de criar um trabalho criativo em que tinha de ter como referência um autor ou um poeta”, contou Diana Costa, admitindo que isto para si fez “todo o sentido” porque trabalha muito com “a referência textual e musical”. A sanjoanense escolheu a cantautora brasileira Ana Carolina como referência para todo o processo criativo que resultou numa exposição de pintura “extremamente colorida” e intitulada de “DUOMO” que deriva do latim “Domus” e que significa casa.

A palavra retirada de uma obra de Ana Carolina acabou por ter todo o sentido pelo facto de esta ser a primeira exposição individual de Diana Costa num espaço da cidade que será sempre a sua “casa”.

“Nunca expus individualmente em S. João da Madeira, apenas em projetos coletivos”, relembrou a sanjoanense ao labor, demonstrando estar “muito entusiasmada” com a chegada do dia de inauguração da sua exposição de pintura por ser uma oportunidade de estar com “amigos, pessoas dos meus afetos e ligados à minha ´casa´” que nem sempre podem ir a outros projetos seus devido à distância.

Neste momento, Diana Costa dá aulas na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, no Instituto Politécnico de Beja e tenta sempre vir uma vez por mês a S. João da Madeira, o que a leva à conclusão de que o título da sua exposição acaba por ser “uma metáfora porque a minha casa é transversal”.

A exposição de pintura “DUOMO” de Diana Costa pode ser visitada até ao dia 18 de abril.

Um painel de azulejos no Centro Coordenador e uma pintura no Museu do Calçado

A artista sanjoanense tem duas obras que podem ser visitadas em S. João da Madeira. Uma delas é o painel de azulejos colocado na entrada do Centro Coordenador de Transportes pela Avenida Dr. Renato Araújo e uma outra é a pintura sobre um desafio relacionado com as sapatilhas “Sanjo” que está em exposição no Museu do Calçado.

Percurso de Diana Costa

Doutoramentoem Belas-Artes Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa

Especialistana área de Belas Artes (CNAEF 211), atribuído pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Pós-Graduaçãoem Teorias e Práticas do Desenho na Faculdade de Belas Artes do Porto

Mestradoem Pintura na Wimbledon School of Art em Londres

Bolseira do Programa Sócrates/ Erasmus, Coventry/ Inglaterra

Licenciaturaem Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

1994.Frequentou o curso de Gravura no Centro de Arte de S. João da Madeira

1993.Frequentou o curso de Fotografia no Centro de Arte de S.João da Madeira
1992.Frequentou o curso de Desenho no Centro de Arte de S.João da Madeira. Frequentou o curso de Pintura no Centro de Arte de S.João da Madeira

Prémios

1º Prémio na BHF BANK Exhibition, Londres, dezembro de 2002

1º Prémio na Bienal de Arte Jovem de Penafiel, cidade de Penafiel, novembro de 2002
2 Menções Honrosas no Prémio Vespeira/ 7ªBienal Artes plásticas Cidade do Montijo, 2002
1 Menção Honrosa no Concurso “Arte Jovem Famalicense/99”, 1999
1 Menção Honrosa no concurso promovido pela Bouygues Imobiliária e a Parque Expo, para painel de azulejos no Parque das Nações, 2006
1 Menção Honrosa na 5ª Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, 2007
1 Menção Honrosa na 1.ª Bienal Internacional do Montijo – IX Prémio Vespeira,2008

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here