À volta do Parque

Breve história da AEJ - 1ª parte

0
77

No dia 27 deste mês será realizada a assembleia-geral extraordinária da Associação Estamos Juntos para revisão da totalidade dos seus Estatutos. Oportunidade para dar a relembrar aos leitores do jornal labor a história, em modo breve, desta associação.

Dividi os quase 40 anos, em três textos. Hoje publico a primeira parte, intitulada à volta do Parque. Nas próximas duas semanas serão publicados os textos com as etapas posteriores.

Apesar do ano de fundação da Associação Estamos Juntos ser 1986, a atividade sob designação “Estamos Juntos” começou em julho de 1982. As traseiras da Escola Primária do Parque acolhiam o 1º Campo de Férias, que contou com 65 participantes, de idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. As atividades realizavam-se durante as manhãs dos dias de semana, propondo-se aos participantes o contacto com diversas modalidades desportivas: natação – aproveitando-se o tanque piscina de 12,5 metros, construído à época naquele espaço; futebol – atendendo à existência de um ringue em terra batida, com duas balizas no recreio da referida Escola; voleibol – por existir uma rede da modalidade num outro ringue, igualmente em terra batida; judo – colocando-se os colchões apropriados no refeitório da referida escola; xadrez – com tabuleiros a partilhar o espaço do judo. Estas atividades tinham como complemento os passeios em grupo pelo Parque Nossa Senhora dos Milagres, no qual o circuito de manutenção era desafiador para as crianças verificarem a sua apetência para exercitar os seus dotes físicos. Esta atividade foi inovadora na ocupação de tempos livres de crianças, em período de férias escolares.

Todas as manhãs, pelas 9h00, os participantes eram recebidos sempre do mesmo modo. Crianças e monitores davam as mãos fazendo uma grande roda, ouviam de Armando Margalho as novidades do dia, ou as recomendações, conselhos e no final da palestra todos gritavam “Estamos Juntos”, precedida da contagem “1, 2, 3”. Este ritual manteve-se durante os anos que o Campo de Férias Estamos Juntos (CFEJ) se realizou nas traseiras daquela Escola. Cada nova edição trazia uma novidade: uma faixa do CFEJ à passagem para as traseiras da Escola do Parque; os cartazes promocionais distribuídos por S. João da Madeira; uma bandeira do CFEJ, hasteada todas as manhãs, antes da receção na roda; a festa final, noturna, inicialmente com o encerramento dos torneios desportivos e passado uns anos com a atuação dos demais grupos etários, exibindo em palco as suas competências artísticas; o acampamento na Serra da Freita e houve um ano que nos quinze dias de preparação do CFEJ, além de limpar as ervas dos ringues, houve tempo para roçar e montar um campo de basquetebol, com duas tabelas chumbadas, aproveitando-se a experiência acumulada na construção de um pequeno lado, que iniciado em 1982, apenas terminaria em 1987. Um ponto mais para explicar a simbologia dos CFEJ, inicialmente para melhor identificar os participantes, solicitava-se aos pais das crianças uma t-shirt, estampando-se monocromaticamente o logótipo da edição do Campo de Férias. Ainda nesta fase da história do CFEJ, surgiu a oferta dessa t-shirt, primeiro como o símbolo em bicolor e mais tarde com várias cores estampadas e com desenhos mais imaginativos.

A envolvente desportiva do CFEJ iria marcar o início de atividade da Associação Estamos Juntos. O aproveitamento do campo de basquetebol, promovendo jogos ao fim de tarde, entre um grupo de antigos atletas federados e a vontade de jogar semanalmente vestindo um equipamento de um clube, fizeram nascer a Associação Estamos Juntos (AEJ). Em agosto de 1986, oficializava-se o conceito Estamos Juntos. O seu primeiro presidente foi Armando Margalho. O grupo informal que organizava o CFEJ, que durante anos se autointitulou de Cooperativa, passava a associação, abrindo-se assim, uma nova etapa no desporto de S. João da Madeira. Ao basquetebol, juntava-se a secção de natação, procurando-se potenciar os melhores alunos da escola de natação municipal, que funcionava até então, claro está, no tanque piscina da Escola do Parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...