Novo livro é uma reflexão sobre as pessoas, os dias e a vida

A apresentação de “Os dias são assim” está inserida no Festival Poesia à Mesa e aconteceu, na noite de 6 de março, na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo que ao fim da tarde do mesmo dia recebeu uma nova exposição que traduziu a poesia em pintura.

Os contos deste sexto livro de Ana Paula Oliveira dão a conhecer 12 histórias. “Histórias reais, umas inventadas e outras com um cruzamento entre a realidade e ficção”, revelou a autora, desafiando os presentes a lerem e a descobrirem quais as histórias reais, fictícias e aquelas que são um misto de realidade e ficção.

A escritora esclareceu que nenhuma das histórias é autobiográfica depois de ter sido confrontada com essa possibilidade por parte de uma pessoa. “A minha vida não é nada interessante para estar aqui”, explicou Ana Paula Oliveira, direcionado a atenção para “o mundo” que é “tão importante” e “estamos alheados ao que nos rodeia”.

A escritora, que também é professora de Português e Bibliotecária no Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, terminou a apresentação com a esperança de que o seu mais recente livro proporcione “bons momentos de leitura, tão bons como os que passei a escrevê-los”.

Cada um dos contos é acompanhado de uma ilustração da autoria de Isabel Pelaez que é professora de Educação Visual. As ilustrações são “sugestivas de coisas que aparecem nos textos”, mas nunca desvendam a história, afirmou Isabel Pelaez.

Este livro conta histórias que têm pessoas e acontecimentos que podem ser comuns aos “dias de todos nós”, disse Cristina Marques, professora de Literatura e crítica literária, convidada para apresentar a sexta obra da amiga que consegue “trasnsformar as pequenas coisas em poesia”.

Certa vez Ana Paula Oliveira confidenciou-lhe que “gostava que não houvesse mal no mundo”. “Ela contribui para isso com esta obra” e ao “ver o mundo através de olhos puros e bondosos”, considerou Cristina Marques. Depois de ter lido o livro, a professora e crítica literária afirmou com toda a certeza de que os leitores “não vão ficar satisfeitos com um conto só”. Por último, Cristina Marques destacou que “a arte de ser professora é indelével” e “vejo essa influência na Ana Paula Oliveira”.

Já Vítor Gonçalves afirmou que é “com muito orgulho que inserimos ‘Os dias são assim’ de Ana Paula Oliveira na chancela de novos autores da Cool Books da Porto Editora”.

Por sua vez, a vereadora Irene Guimarães, em nome do Município de S. João da Madeira, relembrou que “a Poesia à Mesa é assim e há muitas formas de expressar a arte. Temos aqui a palavra, mas se olharmos em redor temos outra forma de arte” através das pinturas de Diana Costa.

A apresentação do novo livro de Ana Paula Oliveira contou ainda com um momento de declamação e musical por parte de amigos e familiares.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here