Mais 30 do que na semana passada 

Mesmo antes de ser declarada a situação de alerta municipal, a 16 de março, a câmara sanjoanense já havia tomado medidas de contenção da propagação da Covid-19, em articulação com as restantes homólogas de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca, Santa Maria da Feira e Espinho que também compõem a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. Entretanto, com a declaração do estado de emergência no país, não só houve um reforço dessas mesmas medidas, como também surgiram novas, dando resposta a necessidades que parecem nunca mais acabar. Até ao momento “foram tomadas 27 medidas”, segundo adiantou o presidente da câmara no passado dia 31, no salão nobre do Fórum Municipal
Em conferência de imprensa nos formatos presencial, respeitando a devida distância, e também online para poder chegar ao maior número de pessoas, Jorge Sequeira fez “o ponto de situação do atual estado de emergência de saúde pública” que se vive na cidade. Na presença de alguns dos elementos da subcomissão de acompanhamento da situação da Covid-19 a nível concelhio, da qual também faz parte, o autarca falou, então, do que tem vindo a ser feito e do que ainda se fará para “travar” a disseminação da doença em S. João da Madeira e minimizar os efeitos económicos de toda esta crise pandémica. “A nossa realidade e a atividade do Município vão mudar substancialmente”, chamou à atenção.

“Câmara baseia-se apenas e exclusivamente nos dados da autoridade de saúde local”

Até ao fecho da presente edição, eram 34 os casos de residentes em S. João da Madeira infetados por Covid-19 confirmados (mais 30 do que na semana passada), 19 suspeitos (mais quatro) e 57 em vigilância (mais 36). Tirando estes últimos, que dizem respeito ao dia 30, todos os outros números são relativos a 31 de março e foram divulgados no mesmo dia, pelas 21h00, na página do Facebook da câmara.
A “fonte oficial” a que o Município recorre sempre é a autoridade de saúde local. E é com base nos dados desta entidade que faz a atualização diária dos casos.
Na ausência do delegado de saúde, o labor questionou Jorge Sequeira sobre uma eventual “discrepância de dados” entre a autoridade de saúde local e a Direção-geral da Saúde, já comentada por munícipes até nas redes sociais. Ao que o chefe do executivo respondeu: “Isso até agora só ocorreu uma vez, julgo eu”. Em seu entender, “essa discrepância não é uma situação grave nem crítica” e, como garantiu ao nosso jornal, “[quando acontece] é reposta no dia imediatamente seguinte”.
Quanto ao facto de não serem avançados pela autarquia os óbitos nem os recuperados, à semelhança do que sucede, por exemplo, no município vizinho de Oliveira de Azeméis, o responsável político voltou a deixar claro: “A câmara baseia-se apenas e exclusivamente nos dados da autoridade de saúde local”. “Não divulgamos os óbitos, porque a autoridade não centraliza nem controla os dados referentes a óbitos” e, como tal, “nós não podemos transmiti-los”.
Relativamente a esta questão, Jorge Sequeira garantiu que a subcomissão que integra “não tem conhecimento oficial destes dados”. No entanto, também admitiu que “pode haver um contacto informal”. Aliás, “todos sabemos que em S. João da Madeira já ocorreu o óbito de um munícipe, situação que lamentamos profundamente. Eu próprio, em nome do Município, prestei as condolências à família”, relembrou o edil.
Em representação da subcomissão, além de Jorge Sequeira, estiveram presentes na conferência de imprensa o comissário da Polícia de Segurança Pública, Hélder Andrade, o coordenador municipal da proteção civil, Normando Oliveira, e o adjunto do comando dos bombeiros voluntários, Rui Martins.

 

Número de casos de Covid-19

 

Concelho (até dia 31)

1 óbito
34 confirmados
57 em vigilância*
19 suspeitos

Fonte: Autoridade de saúde local (exceto informação relativa ao óbito)
*dados relativos a 30 de março

País (até dia 1)

187 óbitos
8.251 confirmados
58.457 suspeitos
43 recuperados

Fonte: Boletim COVID-19 da DGS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...