Um aniversário “Covid”

Editorial

0
224

Nem sempre o calendário nos permite que a edição de aniversário coincida com a data oficial de nascimento do labor: 1 de abril. O dia dos enganos. Aquele em que, por tradição, os jornais usam para trazer uma mentirita na primeira página e que, apesar de ter sido sempre assim, ainda apanha uns quantos distraídos e a consideram como verdade.

Se bem que hoje, mais do que nunca, muita “gente grande” e adulta cultive deliberadamente a mentira nas redes sociais convencendo-se de que isso é bom para a sua saúde. É nesses casos que me apetece repetir vezes sem conta o “Balha-me Deus”!
Pois bem.

Neste estranho 2020 que vivemos quase que fazíamos sair o jornal no dia das mentiras e, em condições normais, teríamos não só colocado a tal mentirita na primeira página como teríamos convidado alguém para dirigir esta edição, como o fizemos nos últimos anos com Luís Cardeiro em 2015, Pedro Ventura em 2016, Susana Silva em 2017, o “naipe de eleição” (Rita Mendes, João Almeida, Susana Lamas e João Carlos Silva) em 2018 e o Dr. Flores em 2019. Só que 2020 é um ano atípico.

E este abril continuará a ser de distanciamento socialmente obrigatório. Embora as novas tecnologias permitam que a edição seja concebida e executada em regime de teletrabalho, entendemos que não fazia sentido ter um diretor convidado com quem não nos pudéssemos sentar à mesma mesa, debater acaloradamente os temas da edição e, eventualmente, beber um copo.

Como não poderemos desfrutar do habitual jantar comemorativo para celebrar as cumplicidades e amizades reais. Daí que neste abril tenhamos de ser involuntariamente muito mais comedidos também na exteriorização da nossa satisfação por termos conseguido sobreviver 32 anos. E iniciar hoje o 33º ano de publicação do labor, no momento mais difícil que a nossa sociedade conheceu e que vai deixar consequências irrecuperáveis.

Nem em tempos de guerra deixou de haver jornais, informação. É isso que nos comprometemos continuar a fazer com os limites materiais que a situação a todos impõe, na convicção de que, continuando juntos, conseguiremos fazer o próximo aniversário de forma muito diferente. Para melhor!

Obrigado a todos os que nos têm apoiado e com quem continuaremos a contar no futuro.

Parabéns também a vocês!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here