Esta última quarta-feira, 27 de maio, ficou marcada pela retoma da atividade na Biblioteca Municipal (BM) Dr. Renato Araújo, sob orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) de forma a garantir a proteção de leitores, visitantes e funcionários face à Covid-19.

Esta reabertura trouxe algumas restrições, nomeadamente no acesso ao interior do edifício que passa a estar condicionado a marcação prévia e na redução do horário de funcionamento: para já, a BM está aberta apenas nos dias úteis das 14h00 às 18h30. Para além disso, os utentes apenas podem aceder à receção, encontrando-se encerradas todas as salas deste equipamento cultural.

Segundo nota de imprensa enviada ao labor pelo Município, estes procedimentos, estabelecidos pela Proteção Civil Municipal, combinam as mais recentes orientações da DGS com o plano de desconfinamento definido pelo Conselho de Ministros e nas disposições do Dec. Lei n.º 20/2020, de 1 de maio.

Livros devolvidos pelos leitores serão colocados em quarentena durante cinco dias

Ao entrar no edifício, passou a ser necessário, como refere o comunicado camarário, higienizar as mãos com solução antissética de base alcoólica, disponibilizada na portaria. A utilização de máscara, mantendo-a por todo tempo de permanência na biblioteca, também é obrigatória, bem como respeitar o distanciamento de segurança de dois metros em relação às outras pessoas e ter atenção aos cuidados de etiqueta respiratória. Como reforço, será também assegurada a desinfeção regular dos espaços abertos ao público.

Os livros devolvidos pelos leitores serão colocados em quarentena durante cinco dias, antes de voltarem a estar disponíveis para nova requisição. Para marcação prévia de entregas ou levantamentos de documentos o contacto pode ser feito via telefone (256 200 890 / 962 146 410), email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), site (http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogoou http://sjmadeira.bibliopolis.info/#info.

Na receção, existe ainda um computador acessível ao público para pesquisa nos links com o catálogo online ou nos conteúdos do Repositório Digital do Fundo Local da Biblioteca de S. João da Madeira. Já o acesso ao Centro de Leitura Especial para cegos e amblíopes é garantido através do email centroleituraespecial@gmail.com.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here