Até ontem, dia de fecho da edição, S. João da Madeira (SJM) tinha 81 casos de infeção por Covid-19 confirmados pela autoridade de saúde local, mais quatro do que em igual período na semana passada. O número mantém-se já há quatrodias.

Tal como tem feito desde que se iniciou o combate à propagação do novo coronavírus no concelho, o Município continua a divulgar os dados diariamente na sua página do Facebook (FB). Primeiro, com base em informação que lhe era fornecida pela autoridade de saúde local. Depois, baseando-se na Direção-geral da Saúde (DGS). E agora voltando a ter como fonte a autoridade de saúde local, razão pela qual não são divulgados os óbitos nem os recuperados, que tanto têm sido reclamados pelos munícipes nas redes sociais.

Relembramos, aliás, que a autarquia não divulga o número de óbitos e de recuperados relativamente a SJM, porquanto esses dados não lhe são fornecidos pela dita autoridade de saúde local.

Além disso, também no FB, a câmara chama à atenção para que “a informação disponibilizada poderá apresentar algumas discrepâncias relativamente ao boletim epidemiológico emitido diariamente pela DGS, justificadas pela metodologia aplicada na recolha e validação da informação ao nível local, nomeadamente a existência de diversas fontes formais e informais, e pela necessidade de validação dessa informação a nível regional e nacional”.Os dados da DGS podem ser consultados em https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-p.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here