A tese “Valores Europeus: também são os teus” da autoria de Ricardo Mendes (11º A) e de Sofia Paiva (11º B), ambos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, acaba de vencer a fase distrital do programa europeu “Euroscola”. 

Depois de um primeiro passo, dado a 22 de fevereiro, com a entrega da tese, seguir-se-ia a segunda parte do concurso, ao nível distrital/regional, consistindo, como sempre, numa apresentação oral, em defesa do trabalho, durante o mês de abril, o que acabou por não acontecer devido à pandemia da Covid-19.

Em contrapartida, após reunião das entidades responsáveis por este programa, foi decidido valorizar o trabalho levado a cabo até àquele momento, mantendo-se em concurso os jovens candidatos de oito escolas. Estes, segundo nota de imprensa de Dina Sarabando e Cristina Correia remetida ao labor, partiram para a conceção de um vídeo temático que espelhasse as suas ideias inovadoras rumo a uma Europa mais moderna, uma Europa em mudança que se deverá reger, também, por novos valores, nunca descurando os já velhos plasmados no artigo 2.º do Tratado da União Europeia. 

A apresentação ideográfica seguiu os trâmites legais e foi feita a 22 de maio.

 

Trabalho de escola sanjoanense obteve 49,20 pontos 

Avaliado por um júri convidado (Luís Ventura, do Diário de Aveiro, professora Cristina Gomes, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro, e professora Fátima Teles, vereadora da Inclusão e Cidadania Maior Idade/Associativismo/Turismo e Eventos e presidente da CPCJ de Ílhavo), o trabalho da Serafim Leite foi o eleito (49,20 pontos em 50).

De salientar que, atendendo às circunstâncias atuais, os alunos vencedores não poderão, por ora, usufruir de um dos prémios, dois dias em Lisboa, na Assembleia da República. 

Em comunicado, o agrupamento de escolas felicita estes seus “serafinos do coração, Ricardo Mendes e Sofia Paiva, pela forma surpreendente, criativa e responsável com que se empenharam e criaram os seus materiais que, nos próximos dias, estarão sob o escrutínio de um júri nacional e europeu”. 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here