Produto de S. João da Madeira vai agora a votos por parte do público em geral. A 21 de junho, são conhecidos os números de telefone para onde ligar e votar

Já são conhecidos os finalistas regionais do concurso das 7 Maravilhas de Portugal 2020 dedicado à Cultura Popular. O Chapéu de Feltro de S. João da Madeira, cuja candidatura foi apresentada pela câmara, através da sua Unidade de Turismo, é um dos sete finalistas no distrito de Aveiro. Os restantes seis são o Alambique em Cobre (Castelo de Paiva), Ceia das Almas (Aveiro), Enterro do Entrudo de Pedorido (Castelo de Paiva), Festas em Honra de São Gonçalinho (Aveiro), Lenda da Ilha dos Amores (Castelo de Paiva) e Romaria de São Paio da Torreira. Todos os apurados foram conhecidos este último domingo, 7 de junho, numa emissão televisiva especial na RTP1, como refere a autarquia em nota informativa enviada ao labor.

Ao todo, estavam em análise 471 nomeados, selecionados por um conselho científico entre as mais de 500 candidaturas recebidas pela organização das 7 Maravilhas de Portugal. Daí saiu um total de 140 finalistas regionais, que vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, distribuídas por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas do país.

“Uma boa notícia para S. João da Madeira”

Para Jorge Sequeira, esta recente “conquista” é “uma boa notícia para S. João da Madeira”. O Chapéu de Feltro é, segundo o autarca, “uma marca identitária da cidade”, que “temos valorizado” através, por exemplo, do Museu da Chapelaria e do Hat Weekend Festival e que encontramos em todo o mundo.

Além disso, e como fez questão de recordar esta última segunda-feira aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo entre a edilidade e a ACAIS, “somos líderes mundiais na produção de chapéus de feltro” e o próprio chapéu está “ligado à nossa independência municipal”. Imagine-se que só em 1926 “tínhamos registadas cerca de 200 unidades de chapéu (fábricas)”.

Trata-se, pois, de “um produto identitário dos sanjoanenses.”, que o edil espera que ganhe este concurso.

Município apela ao voto dos portugueses

Na região de Aveiro, o Chapéu de Feltro é um dos sete escolhidos para esta fase, em que será o público em geral a escolher os vencedores, através de telefone, cujo número será divulgado pela RTP no dia 21 de junho. Desde já, o Município de S. João da Madeira apela a uma participação generalizada nesta escolha e ao voto dos portugueses, lembrando que, no fundo, este produto faz parte da história de todas as famílias do país, atravessando atualmente um período de ressurgimento, como proteção face aos elementos naturais e como adereço de moda.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here