Concelho sem novos casos há 13 dias

Covid-19  

0
81

Segundo o presidente da câmara, ainda “não há motivos para qualquer proclamação ou celebração” 

S.João da Madeira está há, pelo menos, 13dias sem novos casos de infeção por Covid-19. Desde 5 de junho até ontem, quarta-feira, que o concelho tinha 82residentes infetados confirmados pela autoridade de saúde local.

Em declarações ao labor, Jorge Sequeira disse que “não há motivos para qualquer proclamação ou celebração, pois o país ainda se encontra em estado de calamidade”. Aliás, segundo o presidente da câmara, “é fundamental continuar a respeitar as regras e a seguir a recomendações das autoridades de saúde”.

Tal como tem feito desde que iniciou o combate à propagação do novo coronavírus, o Município continua a divulgar os dados diariamente na sua página do Facebook (FB). Primeiro, com base em informação que lhe era fornecida pela autoridade de saúde local. Depois, baseando-se na Direção-Geral da Saúde (DGS). E agora voltando a ter como fonte a autoridade de saúde local, razão pela qual não são divulgados os óbitos nem os recuperados, que tanto têm sido reclamados pelos munícipes nas redes sociais.

Relembramos, aliás, que a autarquia não avança o número de óbitos e de recuperados relativamente a SJM, porquanto esses dados não lhe são fornecidos pela dita autoridade de saúde local. Apenas revela os casos confirmados e em vigilância.

Além disso, também no FB, a câmara chama à atenção para que “a informação disponibilizada poderá apresentar algumas discrepâncias relativamente ao boletim epidemiológico emitido diariamente pela DGS, justificadas pela metodologia aplicada na recolha e validação da informação ao nível local, nomeadamente a existência de diversas fontes formais e informais, e pela necessidade de validação dessa informação a nível regional e nacional”.Os dados da DGS podem ser consultados em https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-p.

 

Cerci sem novos casos de Covid-19

A Cerci de S. João da Madeira – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades está, neste momento, sem casos de Covid-19. Em declarações ao labor esta última segunda-feira, o presidente da direção adiantou que os colaboradores e utentes que estavam infetados no início deste mês testaram negativo para o novo coronavírus, contudo, a instituição continua sem ter data de reabertura.

Segundo António Cunha, vão “agilizar tudo para que abra dentro em breve”, mas ainda não sabem quando. Para já, as únicas certezas que há é que o Lar Residencial voltou a funcionar normalmente nas suas instalações, nas imediações da Praça Barbezieux, e que o edifício sede da Cerci, na Rua da Mourisca, vai voltar a ser desinfestado, depois da limpeza que está a ser feita.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here