A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) selecionou a Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira para integrar a rede de incubadoras tecnológicas do centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal. Esta rede, segundo nota de imprensa do Município, passará a incluir 15 incubadoras de Norte a Sul do país, tendo como objetivo apoiar startups que usem tecnologia espacial para utilizações industriais e comerciais não espaciais, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, entre outras.

Este programa é mais um instrumento da estratégia Portugal Space, que permitirá que Portugal multiplique por 10 o volume de negócios do setor do espaço, até 2030, passando este a ter um significativo contributo para o crescimento socioeconómico do país.

Fundamental na implementação da estratégia “Portugal Espaço 2030”, na qual se prevê a criação de 1.000 novos postos de trabalho, a Portugal Space selecionou novas incubadoras nacionais que vêm reforçar a presença do setor espacial em todo o território português e fortalecer o Centro de Soluções Espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA).

Os Centros de Incubação da ESA foram criados em 2003 com a intenção de inspirar e trabalhar com empreendedores que quisessem transformar ideias ligadas ao espaço em produtos ou serviços comerciais. A rede está espalhada por mais de 60 cidades, entre as quais S. João da Madeira, em 17 países europeus.

 

Estão abertas as inscrições para 600 mil euros para startups

Entretanto, no âmbito desta rede, já estão abertas novas candidaturas para startups com projetos de negócio com base em tecnologias e dados da indústria espacial. O programa prevê apoiar até 12 empresas nacionais por ano, que contam, cada uma, com um incentivo financeiro de 50 mil euros e acesso a suporte técnico e de negócio.

As empresas que vierem a ser selecionadas podem desenvolver trabalho na Sanjotec de referência nacional, focado no apoio ao empreendedorismo e na aceleração de projetos de base tecnológica e criativa.

Posicionando-se numa região fortemente industrial, a Sanjotec tem vindo a criar um ecossistema empresarial ligado à Indústria 4.0 e ao desenvolvimento de novos produtos, contando atualmente com um universo de mais de 60 projetos empresariais, na sua grande maioria com uma forte componente exportadora.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here