O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) voltou a vencer um concurso nacional na área da criatividade. Desta vez, destacou-se no “Applica-te”, concurso promovido pela Universidade Nova de Lisboa que tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e no qual alcançou o primeiro lugar do ensino secundário. A final nacional realizou-se no passado dia 5 de junho. E a entrega de prémios decorreu por teleconferência.

Por detrás de mais esta conquista do AESL, estão Afonso Castro (Ciências Socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e Tecnologias) e Pedro Margalho (Artes Visuais), três alunos de diferentes áreas de estudos, que uniram esforços e conhecimentos para criar a “Beach Clean Party”. Trata-se de uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição, conforme avança nota de imprensa remetida ao labor.

A propósito, Diogo Filipe disse que “o Applica-te é um concurso que nos faz pensar fora da nossa ‘caixa’. Estamos habituados a ver as coisas de um ponto de vista de consumidor, mas ao observar internamente tudo o que uma aplicação envolve, ficamos completamente fascinados. Ideias são poderosas e maravilhosas e o Applica-te corrobora isso.”

Já para Pedro Margalho “foi a primeira vez que participei num concurso deste género e fiquei impressionado com o número de participantes que concorreram numa primeira fase. E fiquei ainda mais impressionado com o facto de termos conseguido passar a fase final!”.

Por seu turno, Afonso Castro confessou que se trata de um “projeto interessante que valoriza as capacidades dos jovens na criação de soluções para os problemas sociais e ambientais. Deu-nos uma nova perspetiva no que toca à inovação, assim como às componentes associadas, como o mercado e o valor social. Conseguimos chegar aonde chegámos, graças ao empenho e ao trabalho individual e em equipa, assim como à multidisciplinaridade do grupo.”

“Applica-te” é um concurso de ideias para os alunos do 7º ao 12º ano, que pretende estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. De acordo com os organizadores, “numa época única como a que vivemos atualmente, foi um privilégio poder assistir às apresentações por parte destes alunos que nos mostraram que podemos mudar o ambiente e repensar a sociedade. Com uma abordagem criativa e resposta eficiente ao proposto – criar uma App que contribuísse para atingir um dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável – esta foi a prova de que devemos ter os jovens a responder aos desafios do momento e que nos respeitam a todos”.

Os interessados em consultar o site podem fazê-lo em http://www.applica-te.com/index.html.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here