Protocolo de cedência foi assinado esta última segunda-feira

 

Está formalizada a cedência à Universidade Sénior (US) do Rotary Club de S. João da Madeira (RCSJM), por parte da autarquia, de instalações anteriormente ocupadas pela ACAIS – Associação Centro de Apoio a Idosos Sanjoanenses, localizadas na Rua Alão de Morais.

O protocolo, segundo nota de imprensa enviada ao labor, foi assinado, esta última segunda-feira, por Jorge Sequeira e Ricardo Laranjeira, respetivamente, os presidentes do Município e do clube de serviço. No ato estiveram também presentes a diretora da US, Susana Silva, a vereadora da Ação Social, Inclusão e Habitação, Paula Gaio, entre outros elementos da câmara e do Rotary Club.

 

Entendimento entre autarquia, Rotary e ACAIS

Ainda de acordo com o comunicado camarário, esta cedência insere-se num processo mais abrangente desenvolvido pelo atual executivo municipal, que permitiu encontrar uma solução para o Palacete dos Condes, para o qual chegou a estar prevista a instalação da Universidade Sénior no anterior mandato autárquico.

No entanto, esse emblemático edifício necessitava de obras profundas, que exigiriam um grande investimento. Nesse contexto, a câmara avançou com uma solução alternativa, no sentido de ceder à Universidade Sénior instalações que estavam atribuídas à ACAIS.

Tendo obtido o acordo de ambas as instituições, o que passou também pela atribuição de outras instalações e de um terreno à ACAIS, a edilidade conseguiu incluir o Palacete dos Condes no programa governamental Revive, tendo em vista o seu aproveitamento como unidade hoteleira, fazendo com que, ao fim de cerca de 30 anos, esse edifício volte a ter utilização.

Na ocasião, conforme refere texto remetido ao nosso jornal pelo Rotary Club, o líder rotário, Ricardo Laranjeira, agradeceu “o esforço feito pela câmara para que a Universidade Sénior possa desenvolver a sua atividade em condições dignas, como vai acontecer daqui em diante”.

 

Mãos à obra!

Pela mesma via, o RCSJM dá a conhecer que, precisamente naquela segunda-feira, durante a tarde, um numeroso grupo de alunos e professores, devidamente protegidos, lançou mãos à obra e começou por fazer a limpeza de parte dos espaços exteriores das novas instalações. No interior, faltam ainda realizar algumas pequenas obras e, depois, arrumar todo o espólio acumulado pela universidade ao longo dos seus 15 anos de existência.

Recorde-se que o processo de reinstalação da Universidade Sénior em instalações camarárias foi iniciado em 2014 e passou por múltiplas fases, até se chegar à atual solução. As anteriores instalações, na Av. Benjamim Araújo, eram alugadas e não correspondiam às necessidades da instituição, pois tratava-se de um imóvel habitacional, com as suas caraterísticas próprias.

“Agora, inicia-se uma nova etapa e todos esperam que o futuro da universidade não desmereça do seu passado e se lance a novos e mais ambiciosos projetos”, deseja o RCSJM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...