Em ranking da Lusa

Do 330º para o 32º lugar. A Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, que em 2019 passou despercebida, aparece este ano como a escola pública com melhores resultados nos exames nacionais do secundário de 2019 do país num ranking elaborado pela Lusa. Esta posição da “Serafim Leite” surge depois de a agência noticiosa analisar 514 estabelecimentos de ensino públicos e privados tendo como base dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.

Os alunos desta escola de S. João da Madeira (SJM) realizaram 155 exames e a média das provas foi de 13,29 valores (numa escala de zero a 20), o que fez com que este estabelecimento de ensino se destacasse como a pública com melhor média nacional nos exames do ano passado.

“A Educação de S. João da Madeira está no bom caminho”

4Começando por esclarecer que “os rankings das escolas dependem dos indicadores que cada órgão de comunicação social utiliza”, daí também terem vindo a público rankings onde a “Serafim Leite” surge como a segunda melhor escola pública e não como a primeira, a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite afirmou que “o que interessa é que é uma escola da cidade” e que significa que “a Educação de S. João da Madeira está no bom caminho”.

“Não pensamos em rankings, mas sim em fazer com que os alunos sejam melhores ano após ano”, referiu Anabela Brandão, recordando que já “no ano passado ficámos muito felizes por terem tirado notas muito boas”. No entanto, também acabou por reconhecer que “toda a gente gosta de estar numa boa posição”. “Boa posição” essa que, em seu entender, “implica bom trabalho de professores e de alunos”, como acontece na “Serafim Leite”.

No fundo, este ranking da Lusa vem, de acordo com a diretora, mostrar que “a Serafim Leite presta um bom serviço educativo”. A responsável diretiva foi ainda mais longe dizendo que em SJM “temos três agrupamentos de escolas [para além do CEI] que prestam, efetivamente, nas suas áreas, um muito bom serviço educativo”.

 

Assembleia Municipal aprova voto de congratulaçãoà “Serafim Leite”

A Assembleia Municipal de S. João da Madeira aprovou, na passada segunda-feira, um voto de congratulação à Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite pelas recentes conquistas, desde os vários prémios obtidos em atividades extracurriculares [como, por exemplo, o 1º lugar no “Euroescola” e o 1º lugar no “Apps for Good” com a aplicação “SandSpace”, este último na categoria do público] até à distinção, no ranking da Lusa, como a escola pública com melhores resultados nos exames nacionais do secundário de 2019 do país.

Foi João Neves quem, em nome da coligação PSD/CDS-PP, apresentou esta proposta que mereceu a unanimidade do órgão deliberativo. Entretanto, Rita Pereira também viria a tocar no assunto, destacando “a excelente classificação da ‘Serafim Leite’”, bem como o “mérito” deste estabelecimento de ensino sanjoanense que, em seu entender, “vai para além deste ranking”. Para esta deputada eleita pelo Partido Socialista, “as nossas escolas são as melhores a formar cidadãos”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here