As piscinas exteriores do Complexo Desportivo Paulo Pinto só abrem para os utentes dos campos de férias de S. João da Madeira, mas com limitações no seu funcionamento devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e às orientações da Direção-geral da Saúde (DGS).

As limitações de funcionamento deste espaço municipal passam por abrir somente os tanques infantis aos utentes dos campos de férias, permanecendo encerrados o tanque olímpico, o tanque de saltos e os equipamentos lúdicos.

“Esta decisão fica a dever-se ao princípio da precaução em proteção civil, e à necessidade de prevenir a propagação da doença Covid-19, e a constrangimentos operacionais decorrentes das características do equipamento e da sua adequação às regras da DGS”, justificou esta terça-feira a câmara municipal, relembrando que “em período normal, as piscinas exteriores albergam cerca de 1.200 pessoas diariamente”.

“Apesar de se poder limitar a adesão de público”, a câmara entendeu que “a abertura das piscinas poderia determinar a formação de elevadas aglomerações de pessoas na zona de acesso à mesma”.

O facto dos tanques olímpico e de saltos “terem profundidade igual ou superior a dois metros tem implicações na atividade dos utentes em geral, na definição da lotação e coloca restrições na utilização de pessoas sem autonomia no meio aquático, conforme as orientações da DGS, fatores que agravariam a complexidade da operação”, considerou a câmara municipal, explicando que “tendo em conta a capacidade de lotação” de 1.200 pessoas, “número calculado historicamente de acordo com a capacidade do plano de água, a abertura da totalidade dos tanques, seguindo tal critério, acarretaria reduzir a lotação diária para 112 pessoas”.

A abertura e gestão dos tanques infantis vai ser articulada com os organismos que gerem os campos de férias.

Já a piscina interior “manter-se-á aberta durante o mês de agosto para o público em geral e para apoio aos atletas de competição, estando acauteladas, em cada utilização, as regras de segurança previstas”, concluiu a câmara.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here