Desde a sua abertura em maio 

É oficial: o Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Serafim Leite já tem um Centro Qualifica. Trata-se de um centro especializado em qualificação de adultos, vocacionado para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação.

No caso do Centro Qualifica Serafim Leite, funciona na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite e destina-se a todos os adultos, sanjoanenses e até mesmo de outras localidades, que “necessitem de qualificação desde o primeiro ciclo até ao 12º ano”. “Oferecemos qualificação escolar e profissional em diversas áreas”, salientou, a própria, adjunta da diretora do AE.

“Ainda existe um número significativo de habitantes da nossa cidade com um nível de escolaridade baixo” 

O AE soube do resultado da candidatura em fevereiro último e, passados três meses, em maio, abriu, para gáudio dos seus responsáveis. Em declarações ao labor, Helena Resende não escondeu o orgulho que sentem “pelo facto da nossa candidatura ter sido aceite num concurso onde S. João da Madeira não era apresentado como concelho prioritário para a criação de um Centro Qualifica”. “No nosso entender, isso deve-se ao facto da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação) ter considerado que o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite constitui uma mais-valia na formação de adultos”, completou a professora, dizendo ainda o porquê de se terem candidatado a este programa do Governo.

“A nossa candidatura resulta da necessidade de dar resposta às pessoas que nos procuravam com o objetivo de concluírem estudos quer fossem de nível básico, quer de nível secundário. Ainda existe um número significativo de habitantes da nossa cidade com um nível de escolaridade baixo a necessitarem do tipo de resposta que o Centro Qualifica pode dar e que é diferente daquele que a escola pode oferecer”, explicou Helena Resende, dando nota ainda do que tinham antes e do que passaram a ter depois da candidatura aprovada.

“Antes da aprovação podíamos apenas ministrar formação de adultos que procurassem a escola ou fossem encaminhados de outras escolas. Neste momento, podemos ser nós a levar a cabo o encaminhamento dos adultos e propor a melhor solução possível e adequada de qualificação. Podemos, inclusivamente, qualificar os formandos através de processo de RVCC [Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência]”, informou a docente, segundo a qual, neste momento, têm um técnico de ORVC (Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências).Mas,” considerando que o número de adultos que procura o Centro Qualifica é considerável, prevemos ter de contratar mais um técnico”.

Desde a abertura, cerca de 60 adultos recorreram ao Centro Qualifica Serafim Leite. Número que foi avançado já a contar com os formandos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) que “neste momento estão a ser encaminhados pela técnica de ORVC para formação que se prevê vir a iniciar em setembro/outubro de 2020”.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, “abrir um Centro Qualifica na Serafim Leite é algo que vai ao encontro da nossa essência: Construir o futuro, seja em que idade for”. De acordo com Anabela Brandão, sendo a Educação “a base da sociedade, interessa a toda a comunidade que se abram as portas a uma sociedade cada vez mais qualificada e competente para enfrentar os desafios e mudanças constantes que o mundo atual exige”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here