S. João da Madeira: cidade inclusiva e sustentável

0
537

Por toda a cidade estão em curso ou já concluídas várias intervenções no espaço público que têm como objetivo melhorar as acessibilidades, aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal.

Promovida pela câmara municipal, a empreitada “Cidade Inclusiva” está a requalificar mais de 50 atravessamentos para peões por todo o concelho, que incluem a instalação de piso podotátil para auxiliar invisuais e amblíopes, mas também o rebaixamento de passeios para permitir uma boa circulação a pessoas com mobilidade reduzida, cadeira de rodas ou carrinho de bebé.

Mais do que a valorização paisagística, este investimento pretende tornar mais inclusiva, funcional e sustentável a nossa cidade.

Estas adaptações, que à partida podem parecer óbvias e insignificantes, são novidades realmente promotoras de igualdade e demonstrativas de grande sensibilidade por parte deste executivo liderado pelo Partido Socialista, que definiu esta como uma prioridade na ação municipal e já conseguiu financiamento comunitário para dar continuidade a este assunto que não poderia continuar a ser ignorado.

O presidente da câmara municipal, Jorge Sequeira, e o vereador responsável por este pelouro, neste caso também vice-presidente, José Nuno Vieira, estão de parabéns por terem desencadeado esta operação que a cidade há muito ansiava até porque, pelas suas caraterísticas, S. João da Madeira tem todas as condições para liderar e dar o exemplo ao resto do país nesta matéria.

Na área da mobilidade urbana suave, o futuro próximo trará novos e desafiantes projetos, como a criação de uma rede de ciclovias, que tem 85% de financiamento aprovado de um investimento elegível de 1,1 milhões de euros. Uma alternativa verde e sustentável à utilização do automóvel, que vai valorizar a nossa paisagem urbana, criar mais pontos de interesse turístico e ambiental, e que permitirá chegar de um ponto ao outro da cidade com conforto e em segurança.

Com esta estratégia de investimento público, a Câmara Municipal de S. João da Madeira está a ser promotora de igualdade, está a contribuir para o desenvolvimento económico da região e do país, está a promover a qualidade ambiental e de vida da sua população e está, por tudo isto, evidentemente, no bom caminho!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here