Inclui ainda uma aplicação móvel

O portal “Educa” vai entrar em funcionamento já no próximo ano letivo 2020/2021 em S. João da Madeira, tal como o labor avançou em exclusivo na edição anterior.

Esta é uma iniciativa da câmara municipal que pretende simplificar a comunicação entre as escolas da sua responsabilidade, que contemplam um universo de cerca de 4.800 alunos da pré-primária e do 1º ciclo, e os encarregados de educação que, depois de criarem uma conta privada, vão poder ter acesso, gerir e acompanhar informações da vida escolar dos seus filhos. Tais como marcar refeições, gerir pagamentos, consultar faturas, acompanhar as Atividades de Animação e Apoio à Família no pré-escolar, as Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo, visitas de estudo, avaliações, sumários e outras informações, evitando assim a deslocação presencial às escolas ou à câmara e descongestionando o atendimento ao público.

No portal “Educa” também vai ser possível consultar a oferta escolar dos três agrupamentos de escolas públicos(Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior) públicos, indicadores estatísticos, entre outros, e vai permitir às escolas reportar avarias e gerir, juntamente com a câmara, a manutenção dos equipamentos.

Esta nova ferramenta inclui ainda uma aplicação de acesso público a notícias e de acesso privado a informações da vida escolar do aluno por parte do seu encarregado de educação.

Para concretizar este projeto, a câmara municipal contratou a MicroIO, empresa especializada nesta área, que já trabalha com os três Agrupamentos de Escolas com quem assinou um memorando esta segunda-feira na Casa da Criatividade, e com quem haverá uma articulação de dados de alunos e turmas e de acesso aos seus sites através desta plataforma educativa que contará ainda com o trabalho da Divisão de Educação.

Na ocasião, o presidente da câmara, Jorge Sequeira, destacou que é “motivo de regozijo” este “grande passo” que está a ser dado por S. João da Madeira na revolução digital, neste caso, na área da Educação.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here