Um grupo defensor da causa animal da região foi recebido, na semana passada, na câmara municipal (CM) pelo vice-presidente, José Nuno Vieira, e pela vereadora Irene Guimarães.  Aos dois autarcas foi entregue, na ocasião, pelos cidadãos um documento em que são pedidas ao Município intervenções nesta matéria, segundo avança nota de imprensa camarária remetida ao labor.

A autarquia assume uma “grande sensibilidade em relação a esta causa”, tendo aqueles responsáveis autárquicos transmitido que, “na globalidade o que é proposto vai ao encontro de medidas que já estão a ser desenvolvidas ou que estão em preparação, na linha de várias outras que foram concretizadas desde a tomada de posse” do atual executivo.

“Quero realçar a forma correta como decorreu este ato de cidadania e agradecer as preocupações transmitidas, que merecem toda a nossa atenção e que têm estado presentes na ação que temos desenvolvido na autarquia”, sublinhou o vice-presidente da câmara, José Nuno Vieira, destacando a “dedicação voluntária destes cidadãos à causa animal” e salientando que a autarquia continuará a aprofundar o seu trabalho nesta área.

 

Município quer esterilizar colónias de gatos

Têm sido várias as medidas tomadas por este executivo municipal em prol da causa animal. Recorde-se, por exemplo, a adoção dos gatos Sanjo e Oliva pelo gabinete dos vereadores e o facto de a edilidade ter passado a permitir que os funcionários levem os animais de estimação para o local de trabalho, desde que os mesmos não interfiram com o desempenho das tarefas.

Para além disso, a edilidade concluiu a obra do Albergue para Animais Errantes, triplicando a sua capacidade de acolhimento, implementou um programa de apoio à esterilização de animais por parte de famílias carenciadas e, ainda, elaborou e aprovou o regulamento do Provedor do Animal.

Segue-se, agora, a implementação de um Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver começando por uma das colónias de gatos identificadas na cidade, conforme avança o comunicado da CM. Nota, de igual modo, para a construção de um parque de matilhas no Canil Intermunicipal, a decorrer, sob alçada da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...