Dia da Juventude

DR

O Dia Internacional da Juventude foi assinalado a dia 12 de agosto no Parque Urbano do Rio Ul.

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, com o apoio da Associação de Jovens Ecos Urbanos, incluiu a realização de desportos radicais, canoagem, rede de abordagem, paddle, tiro com arco e matrecos humanos. Cada uma das atividades esteve sujeita às normas e regras de segurança próprias e impostas pela autoridade de saúde devido à Covid-19.

 

Banda de Música saiu à rua durante o mês de agosto

DR

A iniciativa “A Banda de Música sai à rua” culminou, no passado sábado, com um concerto no largo da Capela de Santo António, que encerrou este programa de animação promovido pela autarquia em parceria com aquela que é a mais antiga instituição sanjoanense.

A Banda de Música de S. João da Madeira tocou diversos temas para o muito público presente nos lugares que lhe estavam destinados, incluindo o próprio autarca, Jorge Sequeira, a vereadora Irene Guimarães e a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, como refere nota de imprensa do Município dirigida ao labor.

O uso de máscara, limitação de lugares e distanciamento social foram medidas aplicadas durante esta atuação, tal como tinha acontecido nas anteriores ocasiões, devido à situação de pandemia que se vive.

Recorde-se que antes deste último concerto e também no âmbito “A Banda de Música sai à rua”, a filarmónica da cidade já havia atuado no Parque Ferreira de Castro, na Praça 25 de Abril, na Rua do Poder Local e no Orreiro. 

 

Parque do Rio Ul recebeu projeto musical “Aquilo que vocês quiserem”

No âmbito do programa “Verão no Parque do Rio Ul”, promovido pela câmara, cinco vozes femininas do projeto “Aquilo que vocês quiserem” – Ana Conceição, Beatriz Rola, Catarina Valadas, Patrícia Lestre e Sara Silva – interpretaram arranjos próprios e novas “roupagens” de músicas de bandas sonoras de filmes.

O público teve entrada gratuita, tendo preenchido o espaço da “plateia”, definido de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

 

Noite de fados junto à Capela de Santo António

DR

A iniciativa “Somos Nós” saiu do auditório dos Paços da Cultura para se apresentar no exterior, junto a esse edifício e à Capela de Santo António. Desta vez, foi este o espaço escolhido para a realização de uma noite de fados, no último domingo, com a participação de intérpretes locais.

Respeitando as recomendações das autoridades de saúde face à pandemia, os lugares disponíveis na “plateia” encheram-se de público, dentro das condicionantes de distanciamento e uso de máscara que as circunstâncias determinam.

Do “cartaz” constavam os fadistas Teixeira de Sousa, Cristina Moleira, Fernanda Ferreira, Isabel Torres, José Ferraz, Maria José e Neca Ferreira, acompanhados por Delfim Resende e António Coelho.

Retomou-se, assim, ao ar livre, a edição de 2020 deste ciclo de espetáculos promovido pela câmara, cuja realização havia sido interrompida com o surgimento da Covid-19.

Lançado em 2018, o “Somos Nós” tem como propósito apresentar o que de melhor se faz em S. João da Madeira, explorando toda a dimensão criativa da comunidade, colocando a cidade perante si própria, com os artistas sanjoanenses a subirem ao palco e a mostrarem o seu talento, conforme recorda comunicado enviado ao nosso jornal.

 

Cinema ao ar livre na Torre da Oliva

DR

Ao longo do mês de agosto, todas as sextas-feiras à noite, houve cinema ao ar livre na Torre da Oliva, numa organização da câmara em parceria com a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

De acesso gratuito, todas as sessões de “Cinema ao ar livre na Torre” tiveram início às 21h00. “Ladrões de tuta e meia” (m/12), “Green Book – Um guia para a vida” (m/12), Bucha & Estica (m/12) e “Playmobil – O filme” (m/6) foram os filmes exibidos no âmbito desta iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...