“Livro de vozes e sombras”, de João de Melo

DR

Cláudia Lourenço, jornalista, é enviada de Lisboa à ilha de São Miguel ao serviço do Quotidiano. Tem por missão entrevistar um conhecido ex-operacional da Frente de Libertação dos Açores (FLA) e reaver a crónica do independentismo insular durante a Revolução. Depara-se-lhe um homem-mistério, voz e sombra do jogador, das suas verdades que mentem, das suas mentiras que dizem a verdade.

Ela, que pertence à geração seguinte, não parece ter memória histórica do país de então: vive no de agora e o passado é um território longínquo, cuja narração flui no interior de um imaginário algo obscuro. A história da FLA (e a da FLAMA, na Madeira) comporta em si o país de todos os regressos: a ditadura, o fim das guerras em África, a descolonização e o retorno à casa europeia pelos caminhos de volta, os mesmos que levaram as naus a perder-se nos mares da partida. O país que a si mesmo se descoloniza vibra na exaltação revolucionária. E é dos avanços e recuos dessa Revolução que nasce a tentação separatista do arquipélago.

Na longa e secreta entrevista ao homem da FLA, a jornalista vê-se enredada numa história de logros políticos, compadrios, interesses de propriedade, conluios estrangeiros e outros equívocos do movimento separatista, onde não há lugar para as vítimas da FLA nem para o desamparo dos regressantes de África. Mas Cláudia Lourenço encontrará maneira de lhes dar voz.

 

 “Os sete pilares da sabedoria”, de T. E. Lawrence

DR

A mítica autobiografia de Lawrence da Arábia é uma das grandes obras-primas da literatura do século XX. Este livro é o relato das vivências de T. E. Lawrence enquanto membro das forças rebeldes durante a revolta árabe contra os Turcos Otomanos entre 1916 e 1918. Lawrence estava destacado na Jordânia, integrado no exército britânico no Norte de África. Com o apoio do Emir Faiçal e de várias tribos organizou ataques contra as forças otomanas desde Aqaba, no Sul, até Damasco, no Norte.

“Os sete pilares da sabedoria” é uma autobiografia romanceada ou um romance autobiográfico; uma história de aventuras, um estudo notável sobre a descoberta do outro e da diferença, um dos grandes textos sobre guerra e um livro extraordinário sobre a vontade de autodeterminação de um povo. Em suma, é um dos derradeiros épicos literários, na verdadeira aceção do termo, e um livro que nenhum leitor consegue parar de ler.

Lawrence foi reconhecido como herói nacional, mas, quando regressa à pátria, os traumas psicológicos da guerra e a tensão relativa à dificuldade de terminar o texto da sua obra maior levaram-no a sofrer algumas perturbações psicológicas – o escritor tinha perdido a primeira versão da obra em 1919 ao mudar de comboio na estação de Reading e essa versão perdeu-se para sempre; uma segunda, recriada de memória, não satisfez o autor e uma terceira foi impressa numa edição particular que aumentou os problemas financeiros de Lawrence.
Lawrence desistiu da publicação da obra, tendo declarado que o seu livro nunca veria a luz do dia pelo menos durante a sua vida. De facto, só em 1936, um ano após a sua morte num acidente de motorizada, foi publicada a versão mais conhecida, preparada por Jeremy Wilson, que, em 2003, tratou da nova edição introduzindo algumas alterações que resultam de anos de trabalho comparatista entre os manuscritos e as notas de Lawrence.

 

“Pense e fique rico”, de Napoleon Hill

DR

“Pense e fique rico”, o livro de automotivação empresarial mais influente da história, nasceu de um encontro fortuito. Napoleon Hill, um jovem jornalista, entrevistou o magnata do aço Andrew Carnegie – provavelmente o americano mais rico do início do século XX. Na conversa que tiveram, Carnegie lançou ao repórter um desafio: entrevistar 500 milionários para descobrir o que tinham em comum. Durante 20 anos, Napoleon Hill dedicou-se à missão e, com o apoio e os conselhos de Carnegie, compilou uma série de princípios a que chamou “As Leis do Sucesso”. “Pense e fique rico” sintetiza essas leis, numa obra que inspirou milhões de leitores. As ideias nelas contidas, para além de divulgarem efetivas receitas para ganhar dinheiro, ensinam a obter a satisfação espiritual que advém de se atingir os objetivos.

 

Nota: os três livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here