O mesmo procedimento vai ser adotado em relação à Evereste

 

A câmara de S. João da Madeira vai comprar parte do espólio da Helsar, fábrica do setor do calçado sediada no concelho e reconhecida internacionalmente, que encerrou no final de 2019.

Esta decisão, tomada pelo presidente Jorge Sequeira, tem o objetivo de “preservar peças de valor patrimonial para a história do concelho, contribuindo para a promoção da memória industrial sanjoanense”.

O processo, coordenado a nível técnico e cientifico pelo Museu do Calçado, tem em vista

“a recolha, valorização e proteção de um importante património histórico, constituído por mais de 500 bens, distribuídos entre mobiliário, maquinaria, amostras de calçado, elementos publicitários e documentação variada, para além de um importante núcleo de calçado que caracteriza a evolução no design e processos de fabrico adotados pela empresa, desde o momento da sua fundação, em 1979, até ao ano do seu encerramento”, deu a conhecer a câmara municipal, em comunicado enviado ao labor, adiantando ainda que “o mesmo procedimento será seguido, entretanto, em relação à Evereste, unidade que deixou de laborar este ano”.

Espólio ficará no Museu do Calçado

“Este é um espólio ímpar para a história do nosso território e da indústria de calçado”, considera Jorge Sequeira, realçando que “a possibilidade da sua salvaguarda vai permitir o estudo e a preservação da memória da empresa e, consequentemente, a consolidação do conhecimento já existente em torno da memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e do design de calçado em Portugal”. Por sua vez, Joana Galhano, diretora do Museu do Calçado, entidade que assegura a recolha, conservação e estudo deste acervo, também destaca que “este é um projeto que tem em vista a preservação da cultura e da identidade locais, defendendo um legado histórico muito relevante e lançando um olhar para a valorização industrial, cultural e turística do concelho”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here