Com informação e educação do consumidor

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai realizar ações dirigidas às crianças e aos jovens das escolas de S. João da Madeira.

A primeira delas está marcada para o Dia Mundial da Poupança assinalado a 31 de outubro. Mais 11 sessões estão previstas para março do próximo ano aquando do Dia Mundial do Consumidor depois da programação agendada para os dias 16, 17 e 18 de março deste ano ter sido cancelada por coincidir com a altura em que foram fechadas escolas e espaços públicos devido à pandemia de Covid-19.

Este tipo de ação é“muito importante na parte do que à Educação diz respeito porque trata-se de educar já as nossas crianças para a imperatividade de criarem hábitos de consumo ajustados e que de certa maneira se repercutem na sua saúde e no seu bem-estar”. Aliás, “todos nós, desde que nascemos, temos de ser alertados para os perigos de um consumo excessivo”, considerou Irene Guimarães, vereadora da Educação, em declarações exclusivas ao labor.

Ações dirigidas a comerciantes, idosos e famílias

A DECO tem previstas mais três ações entre este e o próximo ano. A primeira, “Práticas comerciais e com redução do preço”, dirigida a comerciantes, está marcada para novembro. O workshop “Alerta: Vendas Enganosas e Agressivas”, dirigido a seniores, acontecerá no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, e o workshop, “Damos + do que umas Luzes sobre a Fatura da Eletricidade”, para as famílias, em maio.

Estas ações fazem parte do plano de ação do Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) que funciona desde o início no Fórum Municipal. Um espaço que resulta da parceria, formalizada através de protocolo assinado a 27 julho, entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Quatro atendimentos presenciais e um virtual

O GAC já realizou quatro atendimentos presenciais e o primeiro atendimento virtual irá acontecer esta semana, deu a conhecer Irene Guimarães, que para além da Educação, tem sob a sua responsabilidade as áreas da Saúde, da Defesa do Consumidor e da Cooperação Externa.

Neste espaço é prestado um serviço gratuito a toda a população sanjoanense que precise de atendimento jurídico e apoio na resolução de reclamações de consumo (em áreas como telecomunicações, água, gás e eletricidade, seguros, compras online, turismo, saúde ou serviços financeiros) e apoio em termos de aconselhamento financeiro na reestruturação de dívidas aos consumidores sobre endividados.

Para além do atendimento geral prestado pelo gabinete, há ainda, na última sexta-feira de cada mês, atendimento presencial e, na segunda sexta-feira de cada mês, atendimento online, assegurados por um técnico especialista da DECO.

Os interessados em contactar o GAC podem fazê-lo através do email consumidor@cm-sjm.ptou do número de telefone 256 200 218. Mais informações sobre o assunto em https://www.cm-sjm.pt/pt/servicos-gabinete-de-apoio-ao-consumidor.

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