Ricardo Dias, do Clube Académico Téssera, sagrou-se campeão de Portugal de xadrez 2020 no escalão sub20 ao superar, na terceira ronda, João Pedro Fernandes (Associação Académica de Coimbra), que foi segundo classificado, e Rita Jorge, do Estrelas de São João de Brito, que ocupou a terceira posição. Com este resultado, o atleta do clube sanjoanense garantiu o seu terceiro título nacional de jovens em seis anos, após já ter sido campeão de sub16 e sub18 anos.

Já em sub14, Gustavo Ribeiro, obteve o quarto lugar num escalão onde o vencedor foi Rodrigo Basílio, do Centro de Cultura e Desporto Corvos do Lis, enquanto nos sub16 Rodrigo Ribeiro alcançou a quinta posição, numa competição onde o vencedor foi Miguel Sismeiro, da Escola de Xadrez do Porto.

Na categoria de sub10, em femininos, Margarida Ribeiro foi quinta classificada num escalão onde o triunfo coube a Sofia Valente, da Escola de Xadrez do Porto, enquanto em masculinos, José Alves não foi além do 21.º lugar, onde venceu Mark Orlov, do Grupo Desportivo Dias Ferreira de Matosinhos.

Com quatro dos seus representantes no top-5 nacional nos seus escalões, o Clube Académico Téssera iniciou da melhor maneira a retoma das competições, conseguindo o seu quinto título nacional em menos de dois anos de existência do clube.

De recordar que os Campeonatos Nacionais de Jovens, que decorreram de 31 de agosto a 6 de setembro no Pavilhão de Atividades Económicas Desportivas e Culturais de Pombal, foram a segunda prova da retoma competitiva do xadrez presencial federado após a paragem motivada pela pandemia do novo coronavírus Covid-19. E numa competição que envolveu a presença de 155 jovens, todos cumpriram as normas impostas pelo plano de contingência aplicado na competição e os torneios decorreram com sucesso, num espaço adequado a este tipo de iniciativa.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here