Acreditar

0
30

Acreditar no ser humano é admitir a sua capacidade evolutiva, ou seja, reconhecer que hoje pode fazer melhor do que ontem e que pode reunir condições para amanhã fazer ainda melhor. Para o que será necessário auto-analisar-se, estudar o seu comportamento e o ambiente envolvente, raciocinando sobre os caminhos possíveis e procurando criar condições para seguir o melhor para si e para os outros.

Aparentemente as leis que regem o universo são iguais para todos, permanentes e inalteráveis, tornando-se da maior importância a concordância com elas, não porque seja obrigatório, mas porque é o melhor caminho para cada um e para todos. O seu cumprimento manifesta-se num enorme prazer, que supera claramente qualquer gosto íntimo, delícia de explorar sentidos físicos.

O seu não cumprimento parece gerar desconforto, insatisfação, sofrimento. Tanto mais sofrimento quanto maior é o afastamento das leis universais. Tanto mais sofrimento para o próprio quanto maior for o proporcionado a terceiros pelo mau uso da liberdade de ação do primeiro. O sofrimento parece funcionar como sinal de alerta, para que o indivíduo possa manter-se atento, reanalisar a situação, esclarecer-se e corrigir o percurso, procurando o melhor para si, para os outros e para o todo. À medida que se esclarece, parece que se vai tornando mais fácil o que antes parecia difícil.

Mas, progredindo, surgem novos desafios de uma maior complexidade. De novo se torna necessário manter-se atento na permanente busca da melhor solução para o próprio e para todos, desenhando uma trajetória evolutiva de aperfeiçoamento.

Em qualquer ponto dessa trajetória parece que o pensamento funciona como um elo de ligação ou de atração, com uma importância primordial, embora às vezes menosprezada. O indivíduo que pensa que o que faz é muito bom, torna-se incapaz de fazer melhor. Mesmo aquele que reconhece que o que faz não é bom, mas está convencido que não consegue fazer melhor, é incapaz de melhorar.

Já quem pense que é sempre possível fazer melhor e que a capacidade de melhorar está no seu esforço em o conseguir, cria condições para a identificação do erro, o esclarecimento e a sintonia com as leis universais, que permite progressão. Em suma, a acreditar no ser humano é admitir a sua capacidade evolutiva e, que hoje pode fazer melhor do que ontem.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here