S. João da Madeira: um sério caso no panorama desportivo nacional

0
477

S. João da Madeira volta a distinguir-se por estes dias como uma cidade do desporto.

O andebol da ADS conseguiu o enorme feito de voltar à 1ª divisão da modalidade volvidos 33 anos. A conquista do futsal do Dínamo Sanjoanense torna-se igualmente impressionante, tendo em consideração que será a primeira vez na história que o clube vai competir no principal escalão com a elite portuguesa da modalidade. E, obviamente, não poderia deixar de fazer uma referência ao hóquei em patins da ADS que vai esta época desportiva voltar a participar nas competições europeias.

Estas conquistas recentes, que se juntam a muitas outras, são motivo de grande orgulho para o concelho de S. João da Madeira, do qual estas associações e coletividades são dignas embaixadoras pelo país e pelo mundo. Razões mais do que suficientes que me levaram, em nome do Grupo Municipal do Partido Socialista, a apresentar na última sessão uma proposta de voto de louvor que foi aprovada pela unanimidade dos deputados da Assembleia.

Mas o papel das associações desportivas da nossa cidade vai muito para além dos títulos, das conquistas e dos resultados desportivos alcançados. S. João da Madeira é um verdadeiro ‘cluster desportivo’ e está recheada de coletividades que desempenham um nobre desígnio na nossa comunidade de vizinhos: formar civicamente os jovens através do desporto.

A formação promovida pelos clubes da nossa cidade – mas que ultrapassa as fronteiras do nosso território – assume um papel primordial na construção de uma infância mais feliz e saudável, seguindo a velha expressão em latim “uma mente sã num corpo são”, o que contribui comprovadamente para uma sociedade melhor.

Importa, por isso, reconhecer também o papel que estas coletividades têm tido e o enorme desafio que vão ter pela frente, designadamente em não permitirem que a Covid-19 paralise a sua atividade, naturalmente cumprindo sempre com todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. Neste âmbito, redobra-se a importância do papel sempre crucial dos dirigentes, dos pais e dos treinadores que, quase sempre de forma abnegada, contribuem ativamente para este desiderato que é uma marca da nossa cidade e que não podemos perder.

Neste contexto, a câmara municipal tem apostado continuamente na valorização do desporto, através de apoios financeiros, mas, sobretudo, através do investimento na reabilitação de infraestruturas desportivas municipais utilizadas pelas associações que não dispõem de instalações próprias, que são a grande maioria.

É verdade que S. João da Madeira está dotada de excelentes infraestruturas desportivas. Mas é consabido, também, que muitos destes equipamentos estavam degradados e com notória falta de manutenção, o que levou o executivo a iniciar diversas requalificações.

Desde logo, a intervenção no Pavilhão Paulo Pinto, onde foi retirado o fibrocimento com potencial de existência de amianto; o contínuo melhoramento das piscinas exteriores; a requalificação do ringue desportivo de Fundo de Vila; a conclusão do novo campo de futebol nas Travessas; a intervenção nos campos de ténis; e a constante melhoria das condições para a prática desportiva no Pavilhão das Travessas, onde durante demasiados anos a falta de manutenção foi uma triste realidade, a começar no piso que não era limpo porque as máquinas estavam todas avariadas, uma situação já ultrapassada.

Estamos certos de que o investimento na requalificação das infraestruturas desportivas municipais são dos bons investimentos públicos que fazemos e que estão a dar bons resultados, inclusive desportivos. E este é um trabalho para continuar nos próximos anos, a começar com os projetos de execução para uma grande requalificação do Pavilhão das Travessas e para a renovação das piscinas.

É desta forma que continuaremos a valorizar, a dar futuro e centralidade a S. João da Madeira, para que seja cada vez mais um sério caso no panorama desportivo nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...