Está em marcha mais uma operação “Censos Sénior” 

0
27

Levada a cabo pela GNR 

 

Durante este mês de outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do Policiamento Comunitário, realiza mais uma operação “Censos Sénior”. Esta operação, segundo nota informativa da GNR recebida pelo labor, visa identificar a população idosa que vive sozinha, isolada ou sozinha e isolada, através da atualização dos registos das edições anteriores.

Os militares, ainda de acordo com o comunicado, vão levar a cabo um conjunto de ações de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, privilegiando também os contactos com os que vivem sozinhos e/ou isolados, através de contactos pessoais, para que este público-alvo adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes e ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia.

No decorrer da operação, a Guarda ainda divulgará os programas “Apoio 65 – Idosos em Segurança” e “Residência Segura”.

Cerca de 42 mil idosos sinalizados no ano passado

Na edição de 2019, a Guarda sinalizou 41.868 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar a sua segurança em causa. As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

Já no atual contexto de pandemia e em complemento de todas as ações que vêm sendo desencadeadas por todo o seu dispositivo, a GNR tem estado particularmente atenta à evolução de determinados fenómenos criminais, visando sobretudo proteger os mais vulneráveis.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here